Reino Unido teme aftosa por carne importada do Brasil
3 de outubro de 2005
Roberto Rodrigues ataca câmbio e juros
5 de outubro de 2005

Mato Grosso treina veterinários para combater a febre aftosa

Como forma de atualização e importância do conhecimento para prevenir a reintrodução do vírus da febre aftosa, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), promove desde ontem um curso de atualização em febre aftosa para médicos veterinários em campo. O curso está sendo ministrado por professores do Rio de Janeiro no Centro de Treinamento do Indea (Cetrin).

Cerca de 30 médicos veterinários, sendo 26 de Mato Grosso e quatro da Bolívia, estarão participando do treinamento que objetiva atualizar os profissionais nas ações de defesa sanitária animal voltadas para a febre aftosa em atividades de emergência. “Assim os médicos veterinários são treinados para saber o que fazer caso ocorra alguma emergência”, explica o médico veterinário do Indea, Fernando Moretto.

Além de palestras sobre agente causador e identificação do vírus da febre aftosa, será realizado um trabalho de campo através de um simulado de atuação em foco, onde estarão envolvidos alguns produtores e profissionais da área. “Serão desenvolvidas atividades de emergências em alguns municípios através de simulados. Os médicos veterinários irão fazer todo um trabalho de rastreamento, investigação”, diz Moretto.

A partir do próximo mês, o Indea lança a terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que compreende a vacinação de todo o rebanho estadual de bovinos e bubalinos.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.