Há algum tempo a criação de animais vem sendo apontada como uma das grandes vilãs do aquecimento global. Para saber qual é a extensão do problema o braço britânico do Mc Donald´s está conduzindo uma pesquisa em fazendas do país.
O McDonald´s do Reino Unido anunciou que está trabalhando com os produtores de carne bovina do Reino Unido e da Irlanda para criar uma ferramenta de medição de emissões de gases de efeito estufas de fazendas. O aparato para calcular as emissões nas fazendas que está sendo testado foi desenvolvido pela The Eco2 Project, uma companhia de consultoria rural e auditoria de energia e certificado pelo The Carbon Trust.
Consultores visitarão um total de 350 fazendas de produção de carne bovina no Reino Unido e na Irlanda a partir de abril de 2010 e trabalharão com os produtores para ajudá-los a reduzir as emissões através de práticas naturais de manejo agrícola e de eficiências na cadeia de fornecimento.
“Temos trabalhado de forma bem sucedida há algum tempo para reduzir as emissões de carbono em muitas áreas de nossos negócios”, disse o diretor executivo do McDonald´s UK, Steve Easterbrook. “Estamos muito animados com o desenvolvimento desse projeto que estamos orientando no Reino Unido e que ajudará a direcionar mais reduções em nossa cadeia de fornecimento de carne bovina”.
Até agora, o McDonald´s não tem testes similares planejados em outros mercados globais, disse a diretora de mídia do McDonald´s UK, Natalie Kirby. O McDonald´s UK tem 1.200 restaurantes na Inglaterra e na Irlanda do Norte, usando somente carne bovina inglesa e irlandesa em seus hambúrgueres.
A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.