A Arcos Dorados, empresa que comprou as operações do McDonald´s em toda América Latina em 2007, lança nesta semana o primeiro sanduíche de carne bovina desenvolvido por ela mesma. O McMax, é uma "interpretação" latina do Big Mac, ícone da maior cadeia americana de fast-food.
A Arcos Dorados, empresa que comprou as operações do McDonald´s em toda América Latina em 2007, lança nesta semana o primeiro sanduíche de carne bovina desenvolvido por ela mesma. O McMax, é uma “interpretação” latina do Big Mac, ícone da maior cadeia americana de fast-food.
Depois de realizar pesquisas com os consumidores latino-americanos, e em especial brasileiros, argentinos e mexicanos, para os quais o churrasco é certamente o prato mais apreciado, a empresa decidiu lançar o novo sanduíche, que em vez de dois hambúrgueres, tem apenas um, mas que é mais consistente. Também não há picles na sua receita, que leva queijo emmenthal, maionese, alface, tomate e molho vinagrete.
Serão investidos na campanha publicitária de lançamento do McMax, R$ 10 milhões. Essa será a verba mais cara desembolsada pela rede de fast-food no mercado brasileiro neste ano. Além dos comerciais de TV, a campanha também terá várias inserções na internet, cuja resposta no Brasil está entre as mais altas no mundo. A audiência dos anúncios on-line do McDonald´s no país só é menor do que a dos EUA e supera, muitas vezes, a do Japão.
Segundo Roberto Gnypek, diretor de planejamento de marketing do McDonald´s no Brasil, os consumidores latinos queriam um sanduíche que valorizasse o sabor da carne . “Eles estavam em busca de algo caseiro, em que a carne fosse a grande estrela”. Segundo Gnypek, o McDonald´s até pensou em lançar o popular churrasco com queijo, mas preferiu investir no sabor “clássico” do hambúrguer.
A Arco Dorados possui três centros de excelência – no Brasil, Argentina e México -, onde são desenvolvidos os produtos. O McMax foi criado no Brasil, mas será incorporado de forma permanente ao cardápio dos demais países na América Latina.
Gnypek rebate a idéia de que o McMax irá rivalizar com o Big Mac, o sanduíche mais vendido no mundo. Lançado nos EUA em 1974, o Big Mac transformou-se em um ícone do “american way of life” e até serve como medida de poder de compra em um índice calculado pela revista “The Economist”. No Brasil, o sanduíche é o carro-chefe do McDonald´s, respondendo por 65% das vendas. Com o McMax, diz o diretor do cadeia de fast-food, o objetivo é atrair um público que hoje não vai aos restaurantes.
Com a elevação da renda e a maior procura por alimentação fora de casa, o McDonald´s espera crescer 15% no Brasil. O desempenho do setor de fast-food, porém, está vinculado ao PIB e uma desaceleração não passará despercebida. “A crise (nos EUA) preocupa, mas os planos para a América Latina não serão alterados”, diz.
A matéria é de Claudia Facchini, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.