Mercado Físico da Vaca – 10/08/09
10 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 11/08/09
12 de agosto de 2009

McDonald´s: vendas mundiais avançam 4,3% em julho

As vendas globais do McDonald´s cresceram em julho pelo sétimo mês consecutivo, ajudadas especialmente pelo aumento da demanda por cafés mais elaborados e pelo avanço nos resultados internacionais. No mês passado, as vendas das lojas em todo o mundo da rede americana cresceram 4,3%, superando a expectativa de analistas. Um dos motivos para esse aumento foi uma campanha publicitária nos EUA, iniciada em maio, que ajudou na comercialização dos espressos do McCafé.

As vendas globais do McDonald´s cresceram em julho pelo sétimo mês consecutivo, ajudadas especialmente pelo aumento da demanda por cafés mais elaborados e pelo avanço nos resultados internacionais. No mês passado, as vendas das lojas em todo o mundo da rede americana cresceram 4,3%, superando a expectativa de analistas. Um dos motivos para esse aumento foi uma campanha publicitária nos EUA, iniciada em maio, que ajudou a comercialização dos espressos do McCafé a representar 5% do total de vendas no seu principal mercado.

O avanço do McDonald´s sobre o mercado de cafés mais elaborados utilizando a marca McCafé faz parte de uma estratégia para conseguir atrair mais consumidores no horário da manhã. Além disso, a empresa tenta conquistá-los oferecendo preços mais baixos que os das outras redes de cafeteria.

A ação do grupo fez com que a Starbucks agisse mais fortemente para defender a sua marca. Ela está com um campanha de marketing cujo slogan é: “Não é só café. É Starbucks”. Nos Estados Unidos, que contribuem com mais da metade do lucro do McDonald´s, as vendas subiram 2,6%. Nos últimos meses, as vendas americanas têm crescido mesmo com a crise, aproveitando que os consumidores estão buscando alternativas mais baratas.

Segundo o McDonald´s, as vendas de itens mais baratos estimularam os resultados no Reino Unido e na França. As lojas europeias da rede foram as que mais cresceram: 7,2%. “A Europa especialmente ficou bem acima das expectativas”, disse Jack Russo, analista da Edward Jones. As vendas mais fortes do grupo em julho ocorreram por causa da popularidade de seu “menu em camadas”, que oferece opções baratas, intermediárias e caras, além dos especiais de verão como os sanduíches de frango, bacon e cebola na França, e os hambúrgueres baseados nos “grandes sabores da América” no Reino Unido.

Já as vendas na China, onde a companhia vem reduzindo o ritmo de abertura de novas lojas, foram mais fracas, uma vez que os consumidores estão preferindo as marcas locais, mais baratas. O McDonald´s tem cerca de 1.000 lojas na China e pretende abrir 150 este ano, contra as projeções iniciais de 175. No mundo todo, a companhia possui atualmente cerca de 32 mil lojas.

Com informações do Financial Times e Folha de S. Paulo, resumidas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.