Fechamento 12:09 – 01/04/02
1 de abril de 2002
Vietnã volta a comprar carne argentina
3 de abril de 2002

McDonald’s dos EUA começa a usar carne bovina importada

O McDonald’s Corp., dos Estados Unidos, a maior rede de restaurantes do mundo, vai começar a fazer seus primeiros testes do uso de carne bovina importada em alguns estabelecimentos do país, segundo informações divulgadas por um porta-voz da companhia. O uso de carne importada, que será feito em restaurantes do sudeste do país, é necessário devido à escassez de carne bovina magra no mercado doméstico, segundo o porta-voz, Walt Riker. A carne será proveniente da Austrália e da Nova Zelândia.

“Nenhuma decisão foi tomada e ninguém precisa concluir nada. Tudo o que serviremos aos consumidores será inspecionado 100% pelo Departamento de Agricultura do país (USDA)”. Entretanto, Riker não passou maiores detalhes, citando a política do McDonald’s de proteção das informações em relação aos concorrentes.

A decisão de utilizar carne bovina importada nas lojas do McDonald’s dos EUA veio em um momento em que é crescente a preocupação em relação à segurança deste alimento. Os lucros da rede de restaurantes foram prejudicados por mais de um ano, após o enfraquecimento da demanda por seus hambúrgueres, causado pelo medo surgido nos consumidores por causa da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ – relacionada à uma variante humana, que pode ser fatal.

Nenhum caso desta doença foi relacionado aos hambúrgueres do McDonald’s. A companhia opera cerca de 30 mil restaurantes no mundo todo, com mais de 13 mil nos EUA. Segundo Riker, muitos concorrentes do McDonald’s já utilizam uma porcentagem de carne importada.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.