O McDonald’s anunciou um plano para conter o desmatamento através da cadeia de fornecimento global da companhia. A promessa se baseia no McDonald’s Global Sustainability Framework e envolve todos os produtos da companhia. O foco é na carne bovina, embalagem baseada em fibras, café, óleo de palma e frango – para que a companhia começará desenvolvendo metas específicas com prazos em 2015.
O McDonald’s continuará trabalhando com acionistas, incluindo fornecedores, governos e ONGs parceiras, para desenvolver soluções de longo prazo para combater o desmatamento ao redor do mundo.
“Esse compromisso de acabar com o desmatamento demonstra outro importante passo para o McDonald’s à medida que trabalhamos para cada vez mais colocar sustentabilidade em nossos negócios globais”, disse Francesca DeBiase, vice-presidente sênior de Cadeia Global de Fornecimento e Sustentabilidade do McDonald’s.
Os princípios e práticas principais do Compromisso com o Desmatamento do McDonald’s incluem:
– Não desmatar florestas primárias ou áreas de Alto Valor de Conservação;
– Não desenvolvimento de áreas de florestas com Alto Estoque de Carbono;
– Não desenvolvimento em turfeiras, independentemente da profundidade, e utilização das melhores práticas de gestão para a produção existente de commodities em turfeiras;
– Respeito aos direitos humanos;
– Respeito ao direito de todas as comunidades afetadas a dar ou recusar seu consentimento livre, prévio e informado para desenvolvimentos de plantações em terras que possuem legalmente, comunitariamente ou alugam;
– Resolver disputas de direitos de terra através de um processo de resolução de disputas equilibrado e transparente;
– Verificar a origem da produção de matéria-prima;
– Apoiar pequenos acionistas, produtores, proprietários de plantações e fornecedores a cumprir com esse compromisso.
Os esforços do McDonald’s para ajudar a conter o desmatamento datam de 1989, quando a companhia parou de comprar carne bovina do Bioma da Amazônia. O Global Sustainability Framework da companhia então expandiu-se para incluir esforços envolvendo alimentos, origem, planeta, pessoas e comunidade.
Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.