O McDonald’s é a maior rede de fast food do mundo, com um faturamento de US$ 17,1 bilhões em 2003. A empresa, que completará 25 anos no Brasil este ano, reviu para cima sua meta de vendas no país diante da forte recuperação registrada desde o segundo trimestre.
A subsidiária brasileira projeta crescer 10% em relação a 2003, quando faturou R$ 1,7 bilhão. Se confirmado, esse será o melhor resultado desde o início do Plano Real. Inicialmente, o McDonald’s previa fechar o ano de 2004 com um aumento de 3% no faturamento.
O McDonald’s colhe o resultado de uma reestruturação mundial, iniciada no ano passado, para revitalizar a empresa. As medidas incluem diversificação do cardápio, que incorporou itens mais saudáveis, como saladas e sucos, e uma política agressiva de promoções para atrair clientes.
Depois de abrir dezenas de lojas por ano na década de 90 no Brasil, o grupo também deixou de expandir a rede de restaurantes e concentrou o seu foco no aumento de vendas na mesma base de lojas. No fim de 2003, 30 restaurantes foram fechados de uma só vez no país. Hoje, o McDonald’s possui 1.276 pontos-de-venda no Brasil, entre restaurantes, quiosques e McCafés.
O grupo também diminuiu a rede de lojas franqueadas. Os problemas enfrentados depois de 1999, com a desvalorização do real, e a retração nas vendas nos anos seguintes, acirraram os conflitos com um grupo de 37 donos de restaurantes brasileiros, que acusa a corporação americana de cobrar tarifas abusivas.
Em uma entrevista há cerca de 15 dias, na sede do McDonald’s, em Oak Brook, nos Estados Unidos, o presidente para a América Latina do McDonald’s, José Armario, afirmou que espera resolver esses conflitos contratuais na Justiça “o mais cedo possível”. Mas, segundo ele, problemas desse tipo só existem no Brasil. “Esses franqueados estão se aproveitando da morosidade da Justiça brasileira enquanto podem. Eles continuam utilizando a marca McDonald’s sem pagar nada por ela”, disse.
“Nossos maiores concorrentes são os informais. Todos os competidores que gerem empregos formais, paguem impostos e se preocupem com a segurança alimentar são bem-vindos”, afirmou o vice-presidente de recursos humanos e franquia do McDonald’s, Alcides Terra.
Fonte: Valor OnLine (por Cláudia Facchini), adaptado por Equipe BeefPoint