Mercado Físico da Vaca – 12/02/09
12 de fevereiro de 2009
Mercados Futuros – 13/02/09
16 de fevereiro de 2009

McDonald’s quer continuar crescendo na Ásia

O McDonald's, a maior rede de lanchonetes do mundo, vai manter os planos de expansão na Ásia e poderá acelerar o seu crescimento. "É uma boa hora para ganhar participação no mercado", disse Tim Fenton, presidente do McDonald's para a Ásia, o Oriente Médio e a África. O mundo está em recessão e o crescimento econômico na China desacelerou, mas "nós não vamos cortar nada, vamos acelerar", disse.

O McDonald’s, a maior rede de lanchonetes do mundo, vai manter os planos de expansão na Ásia e poderá acelerar o seu crescimento, uma vez que a crise econômica da região pressiona os preços para baixo.

“É uma boa hora para ganhar participação no mercado”, disse Tim Fenton, presidente do McDonald’s para a Ásia, o Oriente Médio e a África. O mundo está em recessão e o crescimento econômico na China desacelerou, mas “nós não vamos cortar nada, vamos acelerar”, disse.

Os custos de abrir pontos-de-venda caíram na China, tornando mais fácil para o McDonald’s alcançar a meta de abrir 175 novas filiais no país neste ano. Isso aumentaria em 20% o total de lanchonetes da empresa no país. As vendas da rede em todo o mundo cresceram 7,1% em janeiro, superando as estimativas dos analistas. A renda da Ásia, Oriente Médio e África saltou 10%.

“É prudente que o McDonald’s, com o seu capital de giro abundante, aproveite a fraqueza local para se expandir”, disse hoje, por telefone, Peter Jankovskis, um dos principais executivos de investimentos da Oakbrook Investments LLC. “O crescimento inicial será mais lento, mas a redução nos custos provavelmente mais do que compensará isto.”

As lanchonetes que a rede pretende abrir na China criariam 20 mil empregos, disse Fenton. “Que os outros se preocupem, que os outros façam cortes, que os outros reduzam os ingredientes, economizem um pouquinho aqui e ali: nós nos recusamos a fazer isso.”

A empresa pode encontrar pechinchas com a queda nos preços dos imóveis. “Recebemos telefonemas de construtoras” para nos oferecer espaço para as lojas, acrescentou Fenton, que tem planos de abrir até 25 novas lanchonetes na Índia, 70 no Oriente Médio, 30 na Austrália e 100 no Japão.

O McDonald’s realiza 18% de suas vendas na região administrada por Fenton; 33% nos EUA e 43% na Europa.

As vendas na China representam 3,5% do total efetuado pela empresa, disse Fenton. O McDonald’s, com 1.050 lanchonetes na China, fica atrás da Yum! Brands em número de pontos de vendas no país mais populoso do mundo. A Yum, dona da Pizza Hut, do Taco Bell e da KFC, tem mais de 2,8 mil lanchonetes e restaurantes na China, onde realizou 31% de suas vendas no 3º trimestre de 2008.

As informações da Gazeta Mercantil/Bloomberg News, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.