O McDonald’s anunciou que vai retirar os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha” de todos os restaurantes do país a partir desta sexta-feira (29). A decisão vem depois que consumidores reclamaram que os hambúrgueres não têm picanha, como sugere o nome. Na verdade, o que tinha era molho com sabor relacionado ao corte da carne.
“A plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho”, afirma a Arcos Dorados, empresa dona da rede, em nota. “Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.”
Por causa das reclamações, o Procon-SP notificou a Arcos Dourados pelo lançamento que entrou no cardápio em 5 de abril. O órgão de defesa do consumidor diz, em nota, que a “empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo”.
O órgão de defesa do consumidor também solicitou cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”.
Já o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo, no dia 26, para verificar a veracidade da mensagem publicitária, a partir de reclamação de um consumidor.
Fonte: Valor Econômico.