Ronald McDonald, a estrela das campanhas publicitárias do McDonald’s durante os últimos 30 anos, poderá ser tirado de campo devido às preocupações com o fato de que ele seja muito antiquado para os modernos fãs de fast food.
O palhaço de rosto sempre sorrindo da rede norte-americana de fast food poderá logo ser reduzido progressivamente, com apenas poucas aparições em festas de crianças para manter sua memória viva, de acordo com executivos de publicidade da companhia. A rede está planejando reforçar sua resposta contra companhias concorrentes que estão apresentando um rápido crescimento, como a Starbucks, e Ronald, o símbolo dos veteranos antiglobalização nos últimos anos, poderá ser o primeiro a sofrer as conseqüências.
Os restaurantes da rede McDonald’s estão sendo também “remodelados”, com novas sinalizações substituindo o tradicional “M” amarelo, e com móveis mais confortáveis instalados, ao invés das mesas e cadeiras de plástico utilizadas atualmente. Três “restaurantes” foram introduzidos nos Estados Unidos, onde os consumidores podem fazer seus pedidos de suas mesas, via rede telefônica.
O McDonald’s se recusou a comentar seus planos de remodelação, mas o Ronald já vem se tornando menos comum nas campanhas da rede, tornando-se ausente nas campanhas mais recentes. No lugar disso, a rede parece estar apelando para uma audiência mais madura.
Um executivo do setor de publicidade disse que a companhia sentiu que o Ronald não estava mais sendo capaz de cumprir seu papel. “Eu acho que eles têm sérias preocupações com relação ao Ronald. Ele tem 30 anos de idade – é um palhaço de outra era. Ele me lembra o Mickey Mouse – irônico, mas antiquado. As crianças progrediram”.
Os especialistas em publicidade do McDonald’s no Reino Unido também sentiram que o palhaço deve ser substituído. A Agência de Publicidade Bridge, em Glasgow, na Escócia, disse que o risonho palhaço de cabelos vermelhos é mais capaz de assustar as crianças do que de fazê-las rir. “As campanhas publicitárias do McDonald’s na televisão são terríveis. Ronald não está mais fazendo seu trabalho. Suas novas campanhas precisam definitivamente mudar para a direção certa”, disse um porta-voz.
Fatos McDonald’s
O primeiro McDonald’s aberto no mundo foi em 1954, quando Dick e Mac McDonald abriram o restaurante Des Plaines na América do Norte. O restaurante é, agora, um museu do McDonald’s.
Ronald McDonald fez sua primeira aparição na TV em 1963. Ele foi representado por Williard Scott, um meteorologista da TV.
O primeiro McDonald’s do Reino Unido abriu em 1974, em Londres. No mundo, o McDonald’s está presente em 121 países, com 30 mil restaurantes e 1,5 milhão de funcionários. Em média, são atendidos 46 milhões de clientes por dia. O faturamento global ficou em US$ 40,6 bilhões em 2001. Deste total, 1200 são no Reino Unido. Eles empregam 68 mil pessoas e servem cerca de 2,5 milhões de pessoas britânicas por dia.
McDonald’s no Brasil
Desde sua entrada no mercado brasileiro, em 1979, o McDonald’s não pára de crescer. Em 2002 o sistema comemorou a abertura do restaurante de número 571, atendendo uma média de 1,4 milhão de clientes por dia. Além dos restaurantes, o Sistema McDonald’s é formado por 637 quiosques, 1 McMóvel e 17 McCafés. Todos esses pontos-de-venda estão espalhados em 128 cidades brasileiras, em um total de 21 estados mais o Distrito Federal.
Atualmente trabalham no McDonald’s 36 mil funcionários, o que faz da empresa um dos maiores empregadores privados do Brasil. O faturamento do McDonald’s Brasil totalizou R$ 1,60 bilhão em 2001, contra R$ 1,46 bilhão em 2000. Para se ter uma idéia do ritmo de crescimento da empresa, o número de restaurantes aumentou de 387 em 1998 para 571 em junho de 2002.
Fonte: The Herald – Glasgow (por Vicky Collins) e McDonalds.com.br, adaptado por Equipe BeefPoint