Jovens Agricultores, plantacao de arroz Primeira Terra
Com o objetivo de incentivar a permanência da juventude no campo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em 2015, investiu em políticas públicas que começam a ser executadas este ano.
Por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), específica para a juventude rural, serão investidos R$ 110 milhões na realização de atividades individuais e coletivas que promovam a agroecologia, a sucessão rural e o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da inclusão produtiva, da geração de renda e do acesso às políticas públicas.
A Ater tem duração de três anos e está na fase de contratação das entidades que qualificarão, este ano, os jovens. A Ater pretende tingir mais de 22 mil jovens no campo.
Além disso, a juventude rural também receberá incentivo financeiro da Fundação Banco do Brasil (FBB), que lançou um projeto de apoio à estruturação de empreendimentos econômicos coletivos da juventude, que tem previsão de início este ano. A estimativa é que sejam investidos R$ 8 milhões em recursos não reembolsáveis.
Fonte: MDA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.