Capacitar médicos veterinários autônomos para a vacinação contra tuberculose e brucelose é o objetivo do curso realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e Laboratório Valleé, a ser realizado hoje, no Centro de Treinamento da EBDA, integrando o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Animal.
O Projeto de Agentes Vacinadores (PAV) tem como prioridade capacitar mão-de-obra para vacinar bezerras entre três e oito meses contra brucelose. A meta é qualificar 1.200 agentes em 60 cursos em todo o Estado. Ao final do curso, os agentes serão cadastrados pela Adab e estarão aptos a realizar a vacinação, sempre supervisionada pela Agência.
Dividido em duas partes, o curso acontece durante três dias e possui carga horária de 24 horas. A parte teórica aborda informações sobre a doença, legislação e procedimentos adequados para a vacinação. Já a aula prática enfocará as instruções para a utilização da vacina B-19, com destaque à utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), obrigatório para o manuseio da vacina. A aula prática acontece na Fazenda Boa Esperança, BR-324, km 37, em Candeias.
Encerrando a programação, às 18 horas, serão entregues os kits aos agentes vacinadores no estande da Seagri na Fenagro, com a participação dos representantes dos realizadores.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Seagri, adaptado por Equipe BeefPoint