O Ministério Público oficializou uma megaoperação para combater o abigeato na Fronteira Oeste do Rio Grande Sul depois de investigar, durante dez meses, uma quadrilha que atua na região de Santana do Livramento. Os lucros com o crime estariam financiando o contrabando de cigarro e o tráfico de drogas e armas.
O governo do estado, a Superintendência da Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério das Relações Exteriores devem trabalhar integrados para prender os integrantes da organização criminosa. Ontem, a Brigada Militar de Livramento promoveu uma reunião para montar a primeira fase da ação.
Nas investigações da força-tarefa do Ministério Público, com o uso de escutas telefônicas, foi apontado o envolvimento de quase 100 pessoas no esquema. A Justiça concedeu 22 mandados de prisão para os integrantes da quadrilha já identificados. O grupo teria sua base em território uruguaio e costuma levar animais de propriedades brasileiras próximas da linha divisória graças à falta de estrutura na fiscalização.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint