O Workshop BeefPoint Integração Lavoura-Pecuária 2013 trouxe diversos palestrantes para compartilhar estudos e casos de sucesso vivenciados nas diversas regiões do Brasil, frente ao tema abordado.
Um dos palestrantes foi Leonardo Brant, médico veterinário e consultor sócio da Exagro Agronegócios. O tema de sua palestra foi Estudo de caso de Integração Lavoura-Pecuária – fazenda que utiliza benchmarking.
Veja os melhores momentos da palestra:
“Há uma evolução tecnológica gradual, os processos operacionais dentro das fazendas devem ser primeiramente melhorados antes de ser inserida a ILP.”
“Não se pode queimar etapas, ignorar etapas de manejo, pois se estas forem ignoradas o fracasso será certo.”
“A junção das duas é feita para avaliar o resultado. Isolado, para avaliar a velocidade de crescimento.”
“A agricultura estabiliza a pecuária. A expectativa é que nos próximos 3 anos isso seja ainda pior, por isso devemos melhorar os processos para que a pecuária suavize as dívidas e traga resultados.”
“É preciso integrar Lavoura e Pecuária com o Fluxo de caixa: pagamento de parcelas de financiamneto, máquinas e benfeitorias.”
“Quando há liberação de área para pecuária, chama-se muito dinheiro para compra de animais.”
“A visão de quem está dentro é que em 8 ou 9 anos, você compra outra fazenda, porém, é necessário passar por 5 ou 6 anos de um rígido planejamento financeiro. Muitos produtores acabam fazendo financiamentos.”
“É necessário um sacrifício de 4-5 anos para chegar no resultado!”
“Inicie pequeno e foque no planejamento de longo prazo.”
“Antes de decidir implantar a ILP, potencialize o sistema de produção atual, ajustando os processos.”
“A pecuária de corte é uma excelente ferramenta, porém, a intensificação da mesma poderá ser a grande mola impulsionadora para a competição, é uma fase de revolução na atividade.”
“O que acaba é dinheiro, bezerro não acaba não!”