Mercados Futuros – 03/09/07
3 de setembro de 2007
SP: escalas aumentam com entrada de bois confinados
5 de setembro de 2007

Mendes assume presidência da ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) passa a ser comandada a partir de hoje pelo pecuarista José Olavo Borges Mendes. Ele tomou posse dia 30/08, durante cerimônia realizada em Uberaba (MG), com a presença do vice-presidente da República José Alencar.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) passa a ser comandada a partir de hoje pelo pecuarista José Olavo Borges Mendes. Ele tomou posse dia 30/08, durante cerimônia realizada em Uberaba (MG), com a presença do vice-presidente da República José Alencar.

Quase mil pessoas participaram da solenidade. Entre elas, estavam produtores rurais, líderes classistas e políticos, como os deputados federais Marcos Montes Cordeiro (presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Ronaldo Caiado, o deputado federal Aelton Freitas, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Gilman Viana, o deputado estadual por Minas Fahim Sawan, o prefeito de Uberaba Anderson Adauto, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais Roberto Simões, o presidente do PMDB paulista Orestes Quércia e o diretor executivo da Embrapa Kepler Euclides.

Em seu discurso, o vice-presidente José Alencar destacou o trabalho desenvolvido pela associação há 73 anos. “Nenhum governo deve afastar-se de uma entidade como a ABCZ, pois ela defende os reais interesses da pecuária brasileira. O serviço de Registro Genealógico foi o marco inicial de uma longa jornada de contribuição da ABCZ para a pecuária brasileira”, destacou Alencar.

Vigésimo primeiro presidente a assumir a associação, considerada a maior do mundo no gênero, Mendes volta ao cargo pela terceira vez. Como prioridade em sua administração, está a rastreabilidade bovina e a sanidade. “Daremos ênfase à importância da rastreabilidade, conjugando esforços com as entidades co-irmãs e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Neste sentido, externamos ao Ministério que se houver a transferência do banco de dados do Sisbov para a iniciativa privada ou o terceiro setor, pleiteamos que ela seja feita para a ABCZ”, disse.

A associação é delegada do Mapa há mais de 70 anos para realização do Registro Genealógico de zebuínos, conta com escritórios regionais em 23 estados brasileiros e possui um quadro de pessoal com alta qualificação.

Mendes recebeu o cargo das mãos do pecuarista Orestes Prata Tibery Júnior, que presidiu no triênio 2004/2007. “Tenho convicção de que a pecuária brasileira está caminhando para consolidar-se em nível nacional e mundial. A pecuária do zebu brasileiro: a carne saudável do boi engordado a pasto, é exclusividade nossa”, destacou Tibery.

A primeira reunião da nova diretoria acontece nesta manhã, na sede da ABCZ.

Os comentários estão encerrados.