MAPA: vacinação contra aftosa começa pelo Amazonas
16 de março de 2012
Atacado – 16/03/2012
16 de março de 2012

Mendes Ribeiro negocia transação de alimentos com Argentina

As restrições comerciais impostas pela Argentina "estão incomodando muito"e atingem "de forma muito visível" o Mercosul, avaliou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que antecipou sua viagem a Buenos Aires com o objetivo de negociar uma via rápida no trânsito de alimentos entre os dois países e evitar retaliações.

As restrições comerciais impostas pela Argentina “estão incomodando muito”e atingem “de forma muito visível” o Mercosul, avaliou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que antecipou sua viagem a Buenos Aires com o objetivo de negociar uma via rápida no trânsito de alimentos entre os dois países e evitar retaliações.

A Argentina vem intensificando a adoção de medidas comerciais nos últimos meses, com o claro objetivo de manter um superávit em sua balança. Para alguns produtos, por exemplo, o governo argentino emite licenças de importação em prazo superior aos 60 dias determinados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Brasil já reclamou algumas vezes.

No ano passado, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, determinou medidas de reciprocidade, como o atraso na liberação de produtos argentinos que eram exportados ao Brasil. Pimentel e sua equipe também se reuniram com representantes argentinos, fechando uma espécie de “pacto de convivência”. Segundo este acordo informal, para cada mercadoria brasileira liberada, uma da Argentina entraria no País.

Fonte: jornal O Estado de SP, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.