Fronteiras transpostas: Segundo dados do Indea, menos animais foram abatidos em fevereiro/16 na comparação com janeiro/16, totalizando cerca de 397,04 mil, com redução principalmente no número de machos. Essa diminuição nos abates se deve em parte ao número menor de dias destinados a esse procedimento. Durante os levantamentos diários do Imea foram recorrentes comentários sobre a venda de animais para serem abatidos em outros estados, principalmente com destino a São Paulo, que teve 10,05 mil animais mato-grossenses abatidos no último mês, 70% a mais que em fevereiro/15. Tal crescimento pode estar atrelado ao aumento do diferencial de base SP-MT que, como explicitado no último boletim, registrou consecutivas altas devido à maior valorização da arroba em SP do que em MT, o que acabou fomentando o envio maior de animais para abate nas plantas frigoríficas paulistas.
Observações:
8 – Considera-se para o cálculo do equivalente físico do boi gordo um animal de 17 arrobas ou 255 quilogramas de carcaça; 49% do peso advém do traseiro com osso, 39% do dianteiro com osso e 12% da ponta de agulha, todos os cortes com osso no atacado.
9 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo os pesos dos cortes cárneos com osso e o peso do couro e sebo obtido no abate de um bovino.
10 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos com osso no atacado, o peso do couro e sebo e os pesos dos subprodutos da indústria.
11 – Consideram-se para o cálculo equivalente dos cortes desossados + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos desossados no atacado, o peso do couro e sebo e o peso dos subprodutos da indústria.
12 – Para o cálculo da relação de troca entre o boi gordo e o bezerro de 12 meses considera-se um boi gordo de 17 arrobas.
Fonte: Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).