Atacado – 27/12/10
27 de dezembro de 2010
Mercados Futuros – 28/12/10
29 de dezembro de 2010

Menos indústrias exportam aos EUA

Com o retorno nas exportações de carne bovina termoprocessada do Brasil aos Estados Unidos, o número de frigoríficos a embarcar aos norte-americanos caiu de 26 para 12 plantas. A decisão foi uma estratégia das próprias empresas, de acordo com o diretor e coordenador de Sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio. "Como são muitos controles, elas optaram por concentrar os procedimentos em menos plantas para facilitar o atendimento às normas acordadas entre os dois países", esclareceu.

Com o retorno nas exportações de carne bovina termoprocessada do Brasil aos Estados Unidos, o número de frigoríficos a embarcar aos norte-americanos caiu de 26 para 12 plantas. A decisão foi uma estratégia das próprias empresas, de acordo com o diretor e coordenador de Sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio. “Como são muitos controles, elas optaram por concentrar os procedimentos em menos plantas para facilitar o atendimento às normas acordadas entre os dois países”, esclareceu. Ele salienta, contudo, que as plantas anteriormente habilitadas continuam podendo embarcar, uma vez que a suspensão foi autoimposta pelo Brasil.

A liberação para retomada dos embarques foi concedida pelo Mapa após aval dos órgãos norte-americanos de sanidade. “Trata-se de um reconhecimento da qualidade dos nossos produtos, que certamente terá impacto na conquista de novos mercados”, afirma o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O RS tem um frigorífico incluído nesta leva, uma planta do Marfrig. A expectativa da Abiec é que os embarques comecem nas primeiras semanas do ano. “É só o tempo de recomeçarmos a produzir”, projeta Sampaio.

A reportagem é do Correio do Povo, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.