Com etanol e carnes, consumo de milho em MT saltará para 10 mi de t em 2023
26 de setembro de 2018
ANTT admite negociação sobre frete de retorno para caminhões vazios
26 de setembro de 2018

Mercado árabe atrai empresários de Mato Grosso

Cerca de 40 empresários acompanharam palestra do diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby (dir. na foto acima), na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, na última sexta-feira (21). Ele falou sobre o comércio do Brasil com os países árabes e deu dicas de como negociar com empresas do Oriente Médio e Norte da África.

“A maioria tem interesse [no mercado árabe], pois o Estado é produtor de cereais e carnes”, disse Alaby à ANBA nesta terça-feira (25). Frango, carne bovina, milho e soja estão entre os principais produtos exportados pelo Brasil aos países árabes, e o Mato Grosso é um dos maiores polos agropecuários do Brasil.

De janeiro a agosto deste ano, as exportações do Estado aos países árabes somaram quase US$ 600 milhões, segundo a Câmara Árabe, e a maior parte da pauta é formada por milho, itens do complexo soja (grãos, farelo e óleo), carne bovina e frango. O Mato Grosso respondeu por 8,5% de tudo o que o Brasil embarcou à região no período.

“Varias pessoas vieram nos perguntar como fazer negócios com os países árabes”, destacou Alaby. O presidente da Fiemt, Jandir José Milan, abriu o evento.

O seminário teve a participação do chefe do Escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo, Mohamed Elkhatib (esq. na foto do alto), que falou sobre o ambiente de negócios em seu país, do acordo de livre-comércio Mercosul-Egito – em vigor desde o ano passado – e das oportunidades de exportação de produtos da nação árabe ao Brasil.

De acordo Alaby, foi discutida ainda a possibilidade de organização de uma missão empresarial do Estado a países árabes.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe.

Os comentários estão encerrados.