RS: Camaquã supera vendas de 2002
17 de outubro de 2003
Reforma agrária de mercado
21 de outubro de 2003

Mercado chinês de carne bovina deve aumentar

A demanda de carne bovina na China deverá se recuperar aos níveis de antes do surgimento da pneumonia asiática (Síndrome Respiratória Aguda Severa – SARS) no terceiro trimestre deste ano e permanecerá estável até o final de 2003, de acordo com as previsões feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

As previsões para 2004 incluem aumentos estáveis no consumo per capita e total de carne bovina devido ao aumento da renda, particularmente nos centros urbanos, e a diversificação do uso de carnes, ampliando a gama além das mais tradicionais no país. Com o aumento no padrão de vida, os consumidores chineses estão demandando maior qualidade nos cortes de carne bovina, resultando em contínuos aumentos nas importações de carne bovina de alta qualidade durante o ano de 2004, de acordo com o USDA.

De acordo com o relatório, os consumidores do gigante asiático estão cada vez mais preocupados com características referentes à segurança alimentar e assuntos relacionados à saúde. Desta forma, as autoridades de saúde do país aumentaram a inspeção de carnes, bem como os padrões nos estabelecimentos de vendas. Os tradicionais wet markets, onde os pecuaristas vendem diretamente seus produtos, estão diante de uma crescente pressão à medida que eles se esforçam para cumprir com os rígidos requerimentos de segurança e inspeção.

Com o consumo de carnes crescendo de forma estável, juntamente com a redução na produção, os preços da carne bovina no mercado chinês deverão aumentar durante 2003 e 2004.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.