O mercado de proteínas alternativas à carne poderá atingir US$ 234,7 bilhões até 2030, segundo a empresa de pesquisas Grand View Research. O montante representa uma taxa anual de crescimento de 42,1%, levando-se em consideração estimativa de movimentação na indústria e em canais de distribuição em 2022.
Segundo a Grand View, o segmento de proteínas à base de plantas representou 34,8% da receita desse mercado em 2021, e deverá manter o domínio até o fim da década. Mas a área de micoproteínas tende a registrar um crescimento mais acelerado, de 43,2% ao ano entre 2022 a 2030.
Varejo e food service
No que diz respeito aos canais de distribuição, a empresa de pesquisas mostra que o varejo representou 67,3% das vendas em 2021. E informa que o food service deverá registrar uma taxa de crescimento anual de 43% até 2030.
A Grand View também aponta algumas razões para explicar o crescimento desse mercado de alternativas à carne: controle de peso e redução do colesterol, diminuição da gordura saturada na alimentação, receio de doenças transmitidas por animais, adoção da “Segunda sem Carne” (iniciativa presente em diversos países) e aumento da presença de opções vegetais em restaurantes e mercearias.
O estudo completo pode ser acessado aqui.
Fonte: Valor Econômico.