BM&F: boi para outubro fecha em R$58,65/@
21 de fevereiro de 2006
Brasil, Argentina e aftosa
23 de fevereiro de 2006

Mercado de carne é debatido em treinamento online

Inicia-se o treinamento online Mercado europeu de carne bovina – uma visão estratégica. Mais do que uma visão estratégica, o curso abordará alguns tópicos que representam reais oportunidades para o mercado brasileiro, como o tema do quinto módulo – A comercialização da carne brasileira na Europa.

O módulo 1 dará informações que, na maioria das vezes, são debatidas de forma desfragmentada pela mídia. Com ele, será possível entender o funcionamento das políticas agrícolas européias, impactos dos subsídios interna e externamente e instrumentos que limitam as importações.

Durante o módulo 2 e 3, a cadeia européia de carne bovina e as crises sanitárias serão abordadas sob o ponto de vista da oferta e também da demanda. Quais as expectativas e as exigências dos diversos grupos de consumidores, qual a perspectiva do consumo, quais os requisitos exigidos pelos supermercados nas alianças mercadológicas e como funciona o comércio atacadista, serão alguns itens discutidos.

Após crises sanitárias no bloco europeu, o mercado de carne sofreu regulamentações, dando-se mais importância para rastreabilidade, segurança sanitária e classificação de carcaça. Essa modificação do cenário será visto no quarto módulo e se faz necessário para produtores brasileiros que visam o mercado europeu justamente para conhecer os dispositivos nacionais de segurança sanitária.

Para transmitir essas informações e gerar um debate construtivo, vocês terão um instrutor com perfil diferenciado para falar tanto do mercado europeu, quanto do mercado brasileiro com segurança. Jean-Yves Carfantan, é francês, radicado no Brasil há 10 anos. Durante sua morada na França, formou-se em economia, fez pós-graduação em comércio internacional e até 2005 foi professor da escola superiora de agricultura de Angers, Pays-de-Loire.

Sempre atuando com agribusiness, publicou diversos livros sobre comércio agrícola e globalização. Desde 2002 é consultor da Céleres, empresa de consultoria para empresas atuantes do setor de agronegócios.

As inscrições para este treinamento continuam abertas e você pode realizá-la acessando este link: www.agripoint.com.br/mercadoeuropeu/

Os comentários estão encerrados.