Cotações do Mercado Físico do Boi Gordo, nas praças levantadas pelo BeefPoint.
Fonte: Instituto de Economia Agrícola/SP (IEA), Central de Comercialização de Bovinos – Famato/MT (Centroboi), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Minas Bolsa/MG, Associação dos Criadores de Gado de Corte do Norte de Minas/MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina (Epagri), Secretaria Executiva de Estado de Agricultura/PA (Sagri), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins (Seagro), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária/BA (Seagri) e informantes de mercado do BeefPoint.
Há algum fato relevante que esteja acontecendo em sua região e que possa afetar o mercado, positiva ou negativamente? Tem alguma sugestão ou crítica, para nos ajudar a melhorar essas cotações?
Indique contatos dos frigoríficos, escritórios de compra e venda de gado e leiloeiras de sua região. Por favor utilize o box de “cartas do leitor” abaixo. Muito obrigado por sua participação. Atenciosamente, Equipe BeefPoint. |
0 Comments
Existe uma portaria do MAPA nº. 5 de novembro de 1988, que esclarece claramente, o que é a carcaça, padronizando a toalete.
“Entende-se por carcaça o bovino abatido, sangrado, esfolado, eviscerado, desprovido de cabeça, patas, rabada, glândula mamária (fêmea), verga, exceto suas raízes e testículos (macho). Após sua divisão em meias carcaças retiram-se ainda os rins, gorduras perirreneal e iguinal, “ferida da sangria”, medula espinhal, diafragma e seus pilares.
A cabeça é separada entre o osso occiptal e a primeira vértebra cervical (atlas). As patas dianteiras são seccionadas à altura da articulação carpo-metacarpiana e as traseiras na tarso-metatarsiana.”
Porque o SIF não fiscaliza?
Porque nenhum frigorífico, obedece a portaria?
Porque não tornamos isto de conhecimento de todos?
Não existe limpeza padrão do frigorífico, existe a portaria. Não teria porque ocorrer tantas brigas e tanto roubo.