Venho ressaltando ao longo de meus artigos, a importância da Lucratividade dos produtos que produzimos em nossas Empresas Rurais e da Rentabilidade do Capital empregado para realizar a produção.
Isto se dá, por acreditar que, a Lucratividade e a Rentabilidade, são equações eficientes na medida do sucesso do Empreendimento, seja ele na sua porção imobiliária ou produtiva.
Essas medidas de eficiência norteiam o Empresário rural na sua tomada de decisão gerencial, corrigindo os rumos de sua Empresa para o sucesso.
A obtenção destes parâmetros só é possível através de uma contabilidade gerencial, obtida através de um planejamento bem elaborado, de coleta de dados capaz de gerar informações confiáveis, do controle permanente de todas as atividades e da intervenção rigorosa e precisa, mantendo a eficiência da atividade.
Desta forma o Empresário rural fica apto a utilizar ferramentas de mercado capazes de auxilia-lo na maximização do LUCRO, ingrediente imprescindível para o sucesso empresarial.
Uma das ferramentas disponíveis, porém pouco utilizadas, é o Mercado Futuro de Commodities Agropecuárias da BMF, Bolsa de Mercadorias e Futuros –
www.bmf.com.br , através de operadores de corretoras credenciadas.
Vale lembrar que, ao contrario do que muitos pensam, a BMF não compra boi e sim estabelece uma metodologia de proteção de preços futuros.
Utilizando a intermediação, a BMF consegue um mecanismo de proteção de preços, capaz de garantir ao Empresário rural o lucro pretendido em sua atividade produtiva.
O produtor rural é tido como o maior especulador do mercado. Produz sem saber seu custo e muito menos por quanto vai vender seu produto. É uma atividade arriscada sob esta ótica.
O Empresário rural, ao contrario, planeja antes de produzir, prevê os custos e despesas, prove os recursos necessários para atender a produção e utiliza o mercado futuro de commodities agropecuárias como proteção dos preços futuros, garantindo os LUCROS para se manter na atividade produtiva.