Ativos x Passivos
7 de fevereiro de 2002
Fechamento – 12:20 – 13/02/02
13 de fevereiro de 2002

Mercado japonês prejudica perspectiva positiva da indústria da carne australiana

Uma grande queda em demanda do mercado japonês, afetado pela doença da vaca louca, prejudicou a próspera indústria de gado australiana.

Divulgando as Projeções para 2002 da Indústria da Carne Bovina e Ovina Australiana, o chefe de análise de mercado da Meat & Livestock Australia (MLA), Peter Weeks, disse que o retorno obtido pelos produtores deverá manter-se positivo este ano, mas seria mais baixo que os altos níveis alcançados em 2001.

“A combinação de uma violenta queda em exportações para o Japão, a estagnação da economia global e o mercado relativamente fechado dos Estados Unidos podem reduzir a demanda estrangeira e os preços da carne em 2002”, explicou Weeks.

Entretanto, a grande demanda dos consumidores australianos e uma adicional tranquilidade na competitividade de seus principais mercados estrangeiros provavelmente evitarão uma maior queda nos preços.

De forma semelhante, previsões a médio-prazo para a indústria bovina se mantêm positivas, devido à competitividade global e crescimento da demanda, acreditando-se na total recuperação do mercado japonês.

“A velocidade de recuperação das vendas para o vital mercado japonês é difícil de julgar, mas ele é projetado para, eventualmente, se recuperar dos impactos negativos do aparecimento da doença da vaca louca e da recessão, e com isso, as exportações para esse mercado podem, novamente alcançar níveis recordes a médio prazo”.

Enquanto as exportações de carne australiana para os Estados Unidos e Canadá estarão limitadas por um protecionismo que se estenderá por tempo indeterminado, as exportações para a Ásia devem aumentar, principalmente na Coréia, China e Taiwan.

Em adição, a demanda na Austrália pode crescer apoiando-se no aumento do gasto do consumidor. Rendas historicamente altas, uma série de temporadas favoráveis e um salto na produtividade rural levaram a uma modesta expansão do rebanho australiano, o que deve resultar num adicional crescimento na produção, exportação e consumo doméstico ao longo dos próximos anos.

“Um fator central para a positiva perspectiva da indústria de carne bovina australiana a médio prazo é o previsto declínio na produção de carne americana. Isso não apenas manterá altos os preços e a demanda por importados na América do Norte mas, principalmente reduzirá a presença dos Estados Unidos nos mercados asiáticos”, afirmou Weeks.

Fonte: Meat & Livestock Australia (por Megan Ball), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.