Desde 2001, o consumo per capita de carne bovina e de vitelo nos Estados Unidos caiu mais de 14% - uma redução real de 750.000 toneladas por ano; enquanto nas nações BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o consumo per capita no mesmo período cresceu quase 10% ou 3.000.000 toneladas por ano em apenas uma década.
O aumento dos recursos, a expansão da classe média e um crescente apetite por itens “de luxo” são as principais causas do atual rápido crescimento da carne vermelha como fonte de proteína em economias emergentes, enquanto o Ocidente tem se estabilizado, na melhor das hipóteses, quando se fala em consumo per capita de carne bovina e de vitelo nos últimos anos.
Desde 2001, o consumo per capita de carne bovina e de vitelo nos Estados Unidos caiu mais de 14% – uma redução real de 750.000 toneladas por ano; enquanto nas nações BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o consumo per capita no mesmo período cresceu quase 10% ou 3.000.000 toneladas por ano em apenas uma década.
É amplamente aceito que o aumento dos recursos pessoais e o desejo por itens de marcas de luxo nos países emergentes, como a China, representam uma excelente oportunidade para conter a estagnação do crescimento nos gastos pessoais que vem ocorrendo no Ocidente.
Neste ano, a marca de joalheria de luxo, Tiffany, divulgou seu relatório anual para investidores, demonstrando que sua expansão na região da Ásia Pacífico está em andamento. Nos últimos 12 meses, a Tiffany adicionou seis novas lojas na região da Ásia Pacífico, enquanto nos Estados Unidos apenas três foram abertas. É interessante notar que, em 2001, as lojas na região da Ásia Pacífico representavam apenas 16% de todas as lojas da Tiffany (de um total de 126 no mundo todo), e em 2012, a região deverá representar quase 25% do total de 271 lojas. Em sua previsão para 2012, a Tiffany disse que espera um aumento de 10% nas vendas líquidas, citando o crescimento na região da Ásia Pacífico como principal direcionador desse crescimento. Claramente, a Tiffany, como uma fabricante de marca de luxo, vê uma oportunidade nos mercados emergentes para obter crescimento em seu negócio.
Mas, o que isso tem exatamente a ver com a carne bovina?
A marca AAco cobre uma ampla variedade de produtos, todos competindo no mercado premium, com cada uma das marcas – da 1824 Premium Beef à Master Kobe – representando consistentemente a carne bovina australiana segura e de alta qualidade, com a Master Kobe sendo o auge da oferta da AAco, conhecida ao redor do mundo como a melhor carne bovina que o dinheiro pode comprar. Trata-se da Tiffany, ou o Rolls Royce, do mercado de carne bovina, e, como tal, estamos vendo um forte crescimento de venda dessa marca aos “mercados emergentes”, como Sudeste da Ásia e Oriente Médio, onde os consumidores estão cada vez mais vendo o valor das marcas de luxo.
O crescimento dos recursos nas nações BRIC nos anos passados foi rápido e espera-se o mesmo para o futuro. À medida que aumenta sua contribuição para a produtividade global e os recursos pessoas acompanham isso, a expectativa é que seu desejo por marcas de luxo e bens de consumo continuem crescendo também. Para aproveitar esse crescimento antecipado na demanda por produtos de carne bovina de alta qualidade não somente nas nações BRIC, mas em todos os mercados emergentes, a AAco tem aumentado seu rebanho – particularmente de gados Wagyu – e desenvolvido uma forte estratégia de marca. A empresa está focada no potencial que os mercados emergentes oferecerão e buscará trabalhar com os clientes em todos os mercados em crescimento, beneficiando-se das oportunidades em ambos os mercados de carne bovina, emergentes e tradicionais.
Fonte: AAco, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.