A Merck Animal Health, em conjunto com especialistas independentes, conduzirá uma auditoria científica, que monitorará o processo de fornecimento do Zilmax aos animais, e acompanhará os bovinos identificados desde o confinamento até a planta frigorífica para determinar as potenciais causas de claudicação e outras questões de mobilidade durante a engorda, o transporte, descarregamento e o tempo que ficará na planta de processamento.
A Merck Animal Health, em conjunto com especialistas independentes, conduzirá uma auditoria científica, que monitorará o processo de fornecimento do Zilmax aos animais, e acompanhará os bovinos identificados desde o confinamento até a planta frigorífica. O objetivo é determinar as potenciais causas de claudicação e outras questões de mobilidade durante a engorda, o transporte, descarregamento e o tempo que ficará na planta de processamento.
A empresa afirma que a saúde e o bem-estar dos animais são suas prioridades. Também leva-se muito a sério o compromisso em fornecer produtos seguros e efetivos que são desenvolvidos com base em amplas pesquisas, testes rigorosos e baseados em ciência. A Merck Animal Heatlh anunciou que está fortalecendo seu compromisso com a Abordagem de Cinco passos para Garantir uma Carne Bovina Responsável.
Para garantir a implementação efetiva do plano de cinco passos, a Merck Animal Health tomou a decisão de suspender temporariamente as vendas do Zilmax nos Estados Unidos e no Canadá. Isso dará tempo suficiente para o estabelecimento de protocolos válidos de estudo, identificação de confinadores e frigoríficos para participar da auditoria e criação de uma equipe de terceiros para inspecionar esse processo e validar seus resultados.
“Continuamos confiantes na segurança do produto, baseado em nossas pesquisas extensivas e das pesquisas de reguladores e instituições acadêmicas e estamos comprometidos com o bem-estar dos animais que receberam o produto”, disse o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Global da Merck Animal Health, KJ Varma. Esse passo importante demonstra nosso compromisso em fornecer a nossos parceiros da indústria dados que reafirmarão a confiança no Zilmax. Nós sinceramente lamentamos que essa situação tenha criado desafios de negócios para nossos clientes, mas é crítico garantir que esse processo seja conduzido de forma apropriada e com medidas científicas rigorosas. Depois que o plano de cinco passos for completado, os resultados serão compartilhados publicamente”.
Além disso, a empresa acelera o desenvolvimento do Conselho Consultivo Merck Animal Health, que unirá especialistas da indústria, produtores, acadêmicos e líderes da companhia para promover um diálogo aberto sobre o bem-estar animal e ajudar a formular e fortalecer o programa de saúde e bem-estar animal da companhia no futuro.
As vendas do Zilmax nos Estados Unidos e no Canadá foram de US$ 159 milhões em 2012.
A Merck Animal Health, garante que constantemente avalia os processos e procedimentos em toda a companhia para garantir que as melhores práticas e procedimentos baseados em ciência para não somente o bem-estar dos animais, mas do negócio como um todo. A empresa se orgulha de sua política de bem-estar animal, e de seu papel em fornecer produtos de qualidade .
Veja notícias relacionadas:
EUA: Merck fará novo programa de treinamento para clientes Zilmax
Vídeo de bovinos com claudicação levanta novas preocupações sobre beta-agonistas
EUA: Tyson Foods suspende compra de bovinos tratados com beta-agonista zilpaterol
EUA: uso de beta-agonistas na pecuária de corte e comércio internacional de carne bovina
Fonte: Merck Animal Health USA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.