Paraná: Expoingá prevê participação de oito mil animais
4 de maio de 2004
Classificação de carcaças terá regras em 60 dias
6 de maio de 2004

Mercosul apresenta amanhã contraproposta a europeus

O Mercosul vai apresentar amanhã sua contraproposta para a oferta parcial de acesso aos mercados da União Européia (UE). Até segunda-feira, os negociadores sul-americanos que participam em Bruxelas da reunião do Comitê de Negociação Bi-regional (CNB) insistiam que seria impossível avaliar a proposta européia sem conhecê-la totalmente. A decisão muda a estratégia de negociação do bloco sul-americano.

“Para ganhar tempo, o Mercosul decidiu tomar a iniciativa de apresentar melhorias para os pontos da proposta européia, que embora incompleta é abrangente”, disse o diretor-geral do Departamento de Negociações Internacionais do Itamaraty, Regis Arslanian.

Ele observou que os europeus também já estão sugerindo melhoras na oferta do Mercosul, que segundo ele, foi apresentada formalmente.

As contra-ofertas do Mercosul deverão melhorar as cotas preferenciais de exportações de produtos agrícolas já reveladas pela UE. O subsecretário de integração comercial da Argentina, Eduardo Sigal, disse que, no caso da cota para as exportações da carne do Mercosul (100 mil toneladas), a contra-oferta sugere um aumento superior a 100%. Os sul-americanos querem também que os europeus dêem acesso ao açúcar. No caso dos produtos agrícolas industrializados, a UE deverá apresentar uma oferta ainda hoje.

Arslanian admitiu que a negociação concreta, que deveria ser iniciada nesta semana em Bruxelas, vai demorar mais um pouco. Mas reafirmou que um acordo comercial deverá ser finalizado até outubro.

Fonte: O Estado de S.Paulo/Suplemento Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.