Mercosul e UE devem retomar as negociações sobre o comércio bilateral nos dias 3 e 4 de outubro no Rio de Janeiro/RJ. O encontro ocorre diante das incertezas acerca da Rodada de Doha cumprir seus objetivos no prazo.
Notícia do Valor Econômico informou que Mercosul e UE devem retomar as negociações sobre o comércio bilateral nos dias 3 e 4 de outubro no Rio de Janeiro/RJ. O encontro ocorre diante das incertezas acerca da Rodada de Doha em cumprir seus objetivos no prazo.
Peter Mandelson, comissário europeu de Comércio, afirmou que a revisão da política comercial da UE deve defender maior abertura da Europa a importações, e ao mesmo tempo ser mais “ativista” para abrir mercados e “assegurar tratamento justo” para empresas européias, principalmente em grandes mercados emergentes do Brasil e Ásia.
Os temas que dificultam as negociações Mercosul-UE são os mesmos que provocam as divergências na Rodada de Doha: maior liberalização de produtos agrícolas na UE e industrial e serviços no bloco do Cone Sul. Na importação de carne bovina, em abril o Mercosul propôs à UE a cota de 300 mil toneladas, quase o dobro do que a UE ofereceu a todos os países da OMC. Para o frango, pediu a cota de 250 mil toneladas.