O Mercosul e a União Aduaneira da África Meridional retomaram as discussões para estabelecer um acordo comercial de preferências tarifárias fixas para produtos de interesse mútuo. No longo prazo, essas negociações poderão resultar na assinatura de um acordo de livre comércio entre os dois blocos.
Representantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e da União Aduaneira (África do Sul, Namíbia, Lesoto, Botswana e Suazilândia) estiveram reunidos na semana passada, em Montevidéu, para tratar do assunto.
Caso o acordo seja estabelecido, as tarifas de importação de uma lista de produtos a ser definida deverão cair nas transações entre os dois blocos, informou o técnico da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Garcia Martins Filho.
O Mercosul tem interesse, por exemplo, em flexibilizar as exportações de carnes (bovina, suína e de aves), farelo de soja e frutas tropicais para aquele mercado. Já os países da União Aduaneira da África Meridional querem incluir na lista de preferências tarifárias fixas carne de avestruz, frutas temperadas e genética bovina e de avestruz.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint