A reunião ministerial Mercosul-União Européia, marcada para hoje, em Bruxelas, foi antecedida ontem de manifestações de vontade política de avançar a negociação do acordo de livre comércio birregional. Hoje, os ministros do Mercosul e três comissários da UE devem aprovar um calendário de trabalho que de certa forma condiciona a negociação bilateral ao que acontecer na Rodada Doha na Organização Mundial de Comércio (OMC).
Assim, haverá uma reunião técnica antes da conferência da OMC de dezembro, em Hong Kong, e outra depois para avaliar os resultados. Pode ocorrer então uma reunião ministerial dos dois blocos, em abril, na perspectiva do encontro de cúpula América Latina-Europa em maio, em Viena (Áustria). “Vamos na direção de movimentos substanciais”, avalia o negociador brasileiro Regis Arslanian.
O comissário europeu de comércio, Peter Mandelson, conversou longamente por telefone com o ministro Celso Amorim, na terça-feira. Amorim teria insistido que as melhoras da oferta agrícola européia devem ir além do já prometido oralmente, por exemplo, cota superior a 156 mil toneladas para carne bovina.
Fonte: Valor (por Assis Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint