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México: Novos padrões para carnes no varejo beneficiam todos os compradores

Dois em cada três consumidores do México ainda compram carne para refeições familiares em tradicionais mercados ou vendedores de rua. Porém, a tendência, especialmente na população de grandes cidades como a Cidade do México, é a mudança em direção aos supermercados de serviço completo, com modernos departamentos de carnes, onde cadeias de frio, bom saneamento e altos níveis de serviços aos consumidores são regras, de acordo com a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF).

A USMEF disse que apesar ser verdade que mais e mais consumidores mexicanos estão se dirigindo a supermercados para se beneficiar dos preços mais competitivos, da maior seleção e de uma experiência mais confortável de compra, eles nem sempre encontram um departamento de carnes limpo e moderno.

Agora, a USMEF estabeleceu dois programas de varejo no México para tentar obter esta meta de higiene. O primeiro programa é conhecido como “Butcher Certification Programme – BCP” (Programa de Certificação de Açougueiros). O BCP foi lançado há três anos em colaboração com o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (Tec). O objetivo é melhorar o comércio, aprimorar a higiene e o manejo, bem como melhorar o serviço ao consumidor, enquanto reforça a carne dos EUA como de alta qualidade, segura e nutritiva.

O BCP é aberto a açougueiros, assistentes de açougueiros, administradores de departamentos de carnes e seus assistentes e supervisores regionais de qualquer rede. O BCP consiste em dois estágios. Primeiro, de até 20 supervisores, trata-se de um curso introdutório de 15 horas que informa sobre os tópicos e como treinar seu pessoal que quer aprender sobre o credenciamento. Segundo, depois de passar nos exames com sucesso, os supervisores treinam os indivíduos interessados com o auxílio de material impresso e multimídia (CD), materiais educacionais. Os tópicos incluem genéticas de carne bovina e suína, carcaça e cortes, segurança alimentar e higiene, temperatura, apresentação das carnes, serviços ao consumidor, comércio, equipamentos e utensílios, inventários, recursos humanos e comunicações.

Para obter a certificação, os candidatos precisam primeiro passar em um exame escrito e prático. Até agora, 780 pessoas já fizeram o exame, mas somente 325 ganharam o diploma e conseguiram o distintivo de prata do credenciamento, que serve como um emblema de orgulho e de exemplo para outros seguirem.

Atualmente, a USMEF-Mexico está trabalhando com varejistas regionais, como o VH e o Futurama, no norte do México e em São Francisco, no sul do país, bem como com grandes redes nacionais, como Gigante, Comercial Mexicana e Chedraui, no treinamento de seus empregados através do BCP. A instituição também está trabalhando os detalhes operacionais com o Wal-Mart para oferecer o BCP à sua equipe.

Indiretamente o BCP também gera boa vontade entre os principais participantes do comércio: açougueiros e administradores, que mostram receptividade para degustações nas lojas e outras promoções da carne dos EUA.

A USMEF também está ajudando a campanha de higiene através de uma competição amigável entre os estabelecimentos chamado programa “Mystery Shopper” (Comprador Misterioso). Este programa é designado a ajudar os administradores de departamentos de carnes e seus funcionários a trabalhar para manter os altos padrões de sanidade e serviços ao consumidor – enquanto promovem a carne dos EUA.

Além do reconhecimento que surge por ser o melhor, os vencedores ganham oportunidades para participar de equipes comerciais para aprender mais sobre a carne dos EUA e as indústrias de varejo, que fornecem um incentivo real. Mais importante que isso, esta competição leva a um aumento nas vendas, disse a USMEF.

“Meu departamento de carnes parece melhor, meus consumidores estão mais felizes e mais propensos a voltar, e meus empregados estão mais entusiasmados. A melhor parte é que minhas vendas de carne estão aumentando 25-30% comparado com o mesmo período do ano passado. Todos se beneficiam”, disse o gerente da loja Chedrahui, da Cidade do México, Javier La Rea,

O programa Comprador Misterioso funciona em uma base aleatória em um período de seis meses, quando os “compradores misteriosos” – que agem como qualquer outro cliente – avaliam a loja com base em uma série de atributos, incluindo higiene, exposição, serviços ao consumidor e promoção da carne dos EUA. Pouco depois de o comprador misterioso visitar o estabelecimento, o supervisor do USMEF visita o gerente do departamento de carnes para descobrir como o departamento está fazendo e como pode melhorar suas lojas. A meta é ganhar mais e mais pontos à medida que o programa progride.

O departamento de carnes da loja de La Rea, por exemplo, ficou com uma classificação de 40 (em uma escala pontual de 100) no começo do programa, mas estava em 80 depois de cinco meses.

Em 2002, o México se tornou o número um na destinação em volume das exportações de carne bovina e seus derivados passando o Japão. As exportações de carne bovina dos EUA ao México quebraram o recorde por seis anos sucessivos. Os EUA exportaram 349,9 mil toneladas de carne bovina e seus derivados ao México, 12% mais do que em 2001, por um valor de US$ 854 milhões, 10% maior do que no ano anterior.

O México foi o segundo maior mercado de exportação de carne suína dos EUA, com exportações de 217,909 mil toneladas de desta carne e seus derivados em 2002, no valor de mais de US$ 252 milhões.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

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