Fechamento 12:50 – 12/06/02
12 de junho de 2002
Certificadoras de rastreamento começam a ser habilitadas
14 de junho de 2002

México pode determinar medidas antidumping contra carnes dos EUA

A Associação Mexicana de Criadores de Gado Bovino (AMEG) está analisando a possibilidade de promover uma nova medida antidumping contra as importações de gado bovino e de carnes dos Estados Unidos, segundo anunciado pelo presidente da entidade, Juan Barrio Aguirre. Segundo ele, o México está sofrendo ingressos de produtos derivados de carne dos EUA, a preços inferiores aos custos de produção no país, uma vez que se trata de carnes velhas, que pode ser um sério perigo para a saúde do consumidor.

Aguirre disse que, diante deste cenário, a entidade formulará uma medida contra esta importação de carnes dos EUA, que são produtos rechaçados pelo Japão, principal mercado de exportação de carnes dos EUA, os quais são distribuídos livremente no México.

Segundo ele, os produtores de carne dos EUA mandam ao México todas as carnes que já envelheceram, que não podem ficar no próprio país, e cuja qualidade não pode ser supervisionada e inspecionada até que sejam instalados no México os pontos de verificação das carnes, os quais deverão entrar em funcionamento a partir de 15 de setembro, na fronteira entre o México e os EUA.

Aguirre afirmou que o México poderá competir com os produtores dos EUA somente quando seja estabelecida uma “arena de eqüidade”. Segundo ele, enquanto nos EUA o governo anunciou subsídios de US$ 150 milhões aos produtores, no México os apoios ao setor estão sendo cada vez mais cortados.

Fonte: Agroenlinea, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.