Novas normas contra EEB para exportar para os EUA
22 de janeiro de 2004
MAPA: Brasil já atende exigência dos EUA
26 de janeiro de 2004

México poderá importar carne dos EUA em breve

O México irá reduzir suas barreiras a alguns produtos de carne bovina dos Estados Unidos assim que Washington implementar novas medidas de segurança para prevenir outro caso da doença da “vaca louca”, informou o secretário da Agricultura do México, Javier Usabiaga, na sexta-feira passada.

Os oficiais da Agricultura dos EUA, do México e do Canadá se reuniram na sexta-feira para trabalhar em leis uniformes de produção de carne bovina como uma forma de controlar a disseminação da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), que prejudicou as exportações dos EUA e do Canadá.

O México, segundo maior comprador estrangeiro de carne bovina dos EUA, proibiu as importações de carne bovina e de bovinos vivos dos EUA depois da descoberta do primeiro caso de EEB no país, em 23 de dezembro. Entretanto, o USDA tem divulgado uma série de novas medidas de segurança alimentar, incluindo barreiras a tecidos do sistema nervoso central de bovinos mais velhos e carnes de vacas incapazes de andar, na esperança de que estas medidas possam re-assegurar aos consumidores de que a carne bovina do país é segura.

O México permite importações de cortes de carne bovina sem osso de animais de menos de 30 meses de idade do Canadá, apesar da descoberta de um caso de EEB em maio de 2003.

Fonte: Reuters (por Richard Cowan e Randy Fabi), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.