A Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF) recentemente uniu suas forças no México com o Instituto de Vinhos da Califórnia (California Wine Institute – CWI) para promover um seminário “umami” (sabor de certos aminoácidos, como o glutamato, considerado o quinto sabor – além de doce, salgado, azedo e amargo. O glutamato é utilizado como aditivo pela indústria alimentícia para “realçar” o sabor dos alimentos) e um jantar para 75 distribuidores, chefes, e para a equipe de funcionários da Embaixada dos EUA, no balneário mexicano de Los Cabos, em Baja California.
Como parte de um programa em andamento para atrair mais clientes para a indústria através de uma aliança estratégica com o CWI, o chefe do USMEF-México, Salvador Sevilla, explicou para os presentes no evento como descobrir o quinto sabor, “umami” em japonês, em diferentes combinações de alimentos e bebidas. Ele explicou como o sabor “umami” se torna completo através da escolha do vinho californiano apropriado para o corte certo de carne dos EUA.
A USMEF disse que a aliança está de acordo com a estratégia global da federação de educar a mídia e os membros da indústria sobre os benefícios do comércio e os atributos de qualidade da carne bovina e suína dos EUA.
A USMEF-México, o CWI e o Conselho de Lácteos dos EUA planejam incluir na agenda promoções conjuntas em novembro.
O seminário deu à gerente de serviços alimentícios da USMEF, Adriana Cadena, uma oportunidade ideal para promover o Concurso de Chefes da USMEF que está por vir, que se tornou um ponto focal para os chefes do México.
“Esta parceria abre uma nova janela de oportunidades para todas as três organizações combinando esforços para atingir uma ampla audiência enquanto otimiza recursos para o benefício de nossos acionistas”, disse Cadena.
Os participantes do seminário apreciaram cortes de carnes dos EUA, como cortes de costelinha sem osso e filé mignon.
O México é atualmente o principal mercado de carne bovina dos EUA, que exportou 76,639 mil toneladas, por US$ 236 milhões, de carne bovina e variedades de carne nos primeiros quatro meses de 2005.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe MilkPoint