Serviço de Informação da Carne – o que é?
1 de março de 2002
PIB do setor agropecuário cresceu 4,7%
5 de março de 2002

MG: Começa vacinação contra aftosa no circuito pecuário leste

Sexta-feira começou a vacinação contra a febre aftosa no Circuito Leste. Em Minas Gerais estão incluídas as regiões localizadas à margem direita dos rios Grande e São Francisco, na região Central do Estado, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Cerca de 10,5 milhões de cabeças de gado serão vacinadas em Minas Gerais. O prazo termina em 31 de março.

Em todo o Estado do Rio de Janeiro a campanha de vacinação contra a febre aftosa deve imunizar o rebanho bovino, estimado em 2 milhões e 100 mil cabeças. O projeto é desenvolvido pela Defesa Sanitária da Secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, tendo como principal parceiro o Ministério da Agricultura.

O objetivo da campanha é manter o Estado como área livre de febre aftosa, certificado mundial reconhecido no ano passado pela Organização Internacional de Epizootias. O último caso da doença registrado no estado do Rio de Janeiro foi em março de 1997.

Raiva bovina

O Ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, assinou na última sexta-feira a instrução normativa que estabelece normas técnicas para controle da raiva em bovinos e eqüinos. O texto deve ser publicado no Diário Oficial hoje. Em caso de suspeita de raiva ou da presença de animais atacados por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, o serviço veterinário oficial deverá ser comunicado imediatamente.

A vacinação contra a raiva nas regiões onde houver manifestação da doença só será aplicada a bovinos e eqüinos com idade igual ou superior a três meses. Após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial, os laboratórios produtores de vacina terão 180 dias para se adequar à campanha.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.