O governador reeleito de Minas, Aécio Neves (PSDB), anunciou que o ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg) Gilman Viana será o secretário de estado da Agricultura no seu segundo mandato. O governador também anunciou o nome do atual diretor-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) e ex-diretor da Embrapa, Alberto Duque Portugal, para a pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O governador reeleito de Minas, Aécio Neves (PSDB), anunciou que o ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg) Gilman Viana será o secretário de estado da Agricultura no seu segundo mandato. Gilman é engenheiro civil e produtor rural e permaneceu à frente da federação por 15 anos, até outubro do ano passado. Atualmente ele também é presidente do Fórum Empresarial Permanente de Negociações Agrícolas Internacionais e pertence à Comissão Nacional de Comércio Exterior da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Aécio também anunciou hoje a criação da Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária, que será conduzida pelo ex-deputado federal, Manoel Costa. Costa atualmente é secretário de estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, além de secretário-executivo do Conselho de Segurança Alimentar do estado (Consea). O principal objetivo da nova secretaria, conforme o governador mineiro será uma articulação maior com o governo federal na área.
O governador também anunciou o nome do atual diretor-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) e ex-diretor da Embrapa, Alberto Duque Portugal. No primeiro mandato de Aécio, ele ocupou o cargo de secretário-adjunto da Agricultura e agora ficará à frente da pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os novos secretários tomam posse no próximo dia 1º de janeiro.
As informações são do Estadão/Agronegócios.