Ontem (31/05), durante a abertura da Superagro 2006, foi anunciado o lançamento do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais), uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ABCZ, Emater-MG, IMA e Epamig.
O programa garantirá o acesso dos pequenos e médios produtores, na aquisição de tourinhos geneticamente melhorados e sêmen visando o ganho genético no plantel, com melhoria na produção de carne e/ou leite, através de uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – BDMG.
Como metas foram estabelecidas a disponibilização de R$ 60 milhões para a aquisição de 40.000 tourinhos melhorados, no rebanho comercial mineiro, ao longo de quatro anos, sendo 5 mil tourinhos no primeiro ano, 10 mil no segundo e terceiro ano e 15 mil tourinhos no quarto ano. Além disso, serão disponibilizados R$ 2,5 milhões para aquisição de sêmen e os respectivos equipamentos para a inseminação artificial.
O programa abrangerá todo o Estado de Minas Gerais. O prazo para pagamento estabelecido é de 60 meses, com carência de 24 meses. O reembolso poderá ser feito em parcelas trimestrais, semestrais ou anuais, após a carência, de acordo com a capacidade de pagamento, com juros de 6,0% ao ano, com rebate de 2,0% para os beneficiários com pagamento sem atraso.
As informações são da assessoria de imprensa da ABCZ.