MG: IMA passa a contar com equipe de auditores

Após as exigências da União Européia (UE) para o comércio de carne com o Brasil, foi publicada pelo Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no dia 2 de maio, a Instrução Normativa (IN) nº 24, que dá competência aos órgãos de defesa agropecuária dos estados, para a execução de auditorias nos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (ERAS). Com isso, a partir deste mês o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai realizar auditorias permanentes em propriedades exportadoras de carne através de uma equipe formada por 29 técnicos.

Após as exigências da União Européia (UE) para o comércio de carne com o Brasil, foi publicada pelo Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no dia 2 de maio, a Instrução Normativa (IN) nº 24, que dá competência aos órgãos de defesa agropecuária dos estados, para a execução de auditorias nos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (ERAS).

Com isso, a partir deste mês o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai realizar auditorias permanentes em propriedades exportadoras de carne através de uma equipe formada por 29 técnicos.

Os treinamentos ministrados pelo MAPA começaram dia 31 de março em Brasília e já tiveram outras etapas ocorridas em Goiás e Minas Gerais. Agora os servidores mineiros estão na fase final da capacitação.

O último curso para a realização de auditorias em propriedades rurais terá duas etapas. Na primeira, que tem início nesta quarta-feira (14) e vai até sexta, serão discutidas questões teóricas, como a legislação. Na segunda e última, que ocorrerá entre os dias 19 e 21, os profissionais farão a parte prática, ou seja, as auditorias. Eles se dividirão em equipes e vão visitar propriedades ERAS em diversas regiões do estado. Nesse momento serão checados, dentre outros, o sistema de rastreabilidade, identificação dos animais, controle da movimentação animal e dados de estoque, controle de entrada, saída de distribuição de insumos, manejo alimentar e sanitário. As informações são do IMA.

0 Comments

  1. Isaque Godinho Lopes disse:

    Mais uma IN!

    Esperamos agora que seja a última a ser criada, que seja atingido o objetivo principal do protocolo. Estamos envolvidos neste processo desde a primeira IN e vimos quantas já foram criadas e alteradas.

    Mais uma vez, digo que agora é o momento de todos trabalharmos juntos, focados em um só objetivo – fornecer a melhor carne com segurança alimentar reconhecida mundialmente!

    Chegou o momento, de nos unirmos (todos nós, envolvidos com o processo de produção) – Produtores, Frigoríficos, ULAVs, MAPA, Federações, Conselhos, Certificadoras, Indústrias de sal mineral e ração, Indústrias de medicamentos, etc.

    Somos todos responsáveis pela garantia do fornecimento de um produto reconhecido, assumindo assim, os riscos do processo.

    Sendo assim, aqueles que se comprometerem a certificar seu produto, deverão estar cientes que esta decisão implica o envolvimento com um processo, onde o comprador terá todo o direito de analisar o processo de produção até sua mesa!

    Fica mais um voto de confiança à nova IN, com a esperança de que seja a última!

    Um abraço a todos!

Mercados Futuros – 12/05/08
12 de maio de 2008
Relação de troca x margem bruta na reposição
14 de maio de 2008