Leilão da raça Tabapuã movimenta R$ 1,53 milhão
25 de abril de 2006
Isabel Penteado, proprietária da Fazenda Aurora e selecionadora de Caracu
27 de abril de 2006

MG lança programa para incentivar frigoríficos

Para alavancar a pecuária em Minas Gerais, o governo lançou o Programa Minas Carne ontem. O programa incentivará a ampliação e instalação de frigoríficos no estado. Em junho deve ficar pronto um mapeamento das unidades ilegais. Segundo matéria de Bianca Melo para o jornal O Tempo, os abatedouros clandestinos respondem por 55% da carne consumida no estado.

Serão oferecidas linhas de crédito do BNDES e de fundos estaduais para a reabertura de frigoríficos paralisados, além de condições para as indústrias já em funcionamento trabalharem com 100% de sua capacidade. Prevê-se um aumento de 20% no número de indústrias com inspeção do SIF e o número de frigoríficos aptos a exportar deve aumentar em mais de 100%.

Atualmente, apenas quatro estabelecimentos de MG exportam carne bovina. O governo resolveu ainda igualar as condições oferecidas pelos paulistas e adotou os mesmos 7% de crédito de ICMS sobre o valor exportado.

Os produtores que atenderem às exigências técnicas de qualificação do rebanho para exportação terão um incentivo financeiro equivalente a 1,4% do valor da operação de aquisição de animais para abate. Além dessas medidas está prevista a implantação de abatedouros regionais e de centrais municipais de desossa e distribuição de carne.

As informações são da Secretaria de Agricultura de MG.

Os comentários estão encerrados.