Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Associação Mineira de Criadores de Guzerá (AMCG) assinam, na próxima sexta-feira (26) um convênio de cooperação técnica, material e financeira.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Associação Mineira de Criadores de Guzerá (AMCG) assinam, na próxima sexta-feira (26) um convênio de cooperação técnica, material e financeira. O evento será realizado no auditório da secretaria, em Belo Horizonte. Participam da solenidade o secretário de Estado, Gilman Viana, o presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão e o presidente da AMCG, Paulo Henrique de Almeida Carneiro.
A Epamig e a AMCG pretendem, a partir desse convênio, estabelecer estratégias para o desenvolvimento de uma pecuária bovina sustentável e eficiente, garantindo produtos finais (tecnologias, carne e leite), com animais adaptados às condições ambientais prevalecentes em Minas Gerais. O convênio vai possibilitar, também, a criação de um banco de dados, condição importante para o desenvolvimento de pesquisas com animais da raça Guzerá e seus mestiços; criar ambiente para o desenvolvimento de um Programa de Melhoramento Genético da Raça Guzerá em Minas; alimentar a base de dados dos atuais programas de melhoramento genético dessa raça, incrementando a avaliação de animais de diferentes linhagens; estabelecer metodologia adequada para a avaliação genética e conduzir tecnicamente o controle leiteiro dos animais da raça Guzerá indicados pela AMCG; incentivar a participação no Programa de um maior número de criadores, inclusive a extensão das avaliações para serem realizadas em propriedades privadas. Também serão iniciados estudos para criação e instalação de um Centro de Avaliação Genética e Performance Animal da Raça Guzerá.
Segundo o coordenador do Programa de Organização e Gestão da Pecuária Bovina (Propec), desenvolvido pela Epamig, Reginaldo Amaral, esse convênio é importante para a Empresa, pois evidencia as potencialidades de uma instituição de Pesquisa e Desenvolvimento, como é a Epamig, para o desenvolvimento do agronegócio. “Este convênio contribuirá, sem dúvida, com o progresso da raça Guzerá – uma das mais importantes raças zebuínas -, além de ser mais uma mostra da parceria público-privada em benefício da bovinocultura”, diz Reginaldo Amaral.
Para o diretor da AMCG, Paulo Roberto Menicucci, a parceria com a Epamig vai possibilitar uma avaliação consistente dos animais mineiros “e, com essa avaliação, nós queremos provar aos criadores que o Guzerá pode preencher aos requisitos de dois importantes programas do Governo de Minas: o Propec e o Pró-Genética. Pretendemos mostrar que o gado Guzerá tem dupla aptidão: é excelente para leite e também para corte”, explica.
A raça Guzerá, que demonstra habilidade leiteira, existe há mais de cinco mil anos. De acordo com a AMCG, no Brasil há cerca de um milhão de cabeças de Guzerá. Minas Gerais tem o maior rebanho do Brasil, o maior número de criadores, que estão mais concentrados em Curvelo, Governador Valadares e Uberaba.
Fonte: Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais