Mercado Físico da Vaca – 27/07/10
27 de julho de 2010
Mercados Futuros – 28/07/10
29 de julho de 2010

Mídia pode exagerar sobre benefícios de orgânicos

As noticias sobre agricultura e alimentos orgânicos têm mais chances de serem positivas do que negativas e de, erroneamente, afirmarem que o alimento orgânico é mais seguro, de acordo com o pesquisador da Universidade do Estado de Kansas, Doug Powell.

As noticias sobre agricultura e alimentos orgânicos têm mais chances de serem positivas do que negativas e de, erroneamente, afirmarem que o alimento orgânico é mais seguro, de acordo com o pesquisador da Universidade do Estado de Kansas, Doug Powell.

Powell, um professor associado de segurança alimentar, é co-autor do estudo “Cobertura da agricultura orgânica em jornais da América do Norte: Mídia relacionando segurança alimentar, meio-ambiente, saúde humana e agricultura orgânica”, publicado no British Food Journal.

O trabalho é baseado em um estudo conduzido por Powell de 1999-2004, com dois colegas da Universidade de Guelph, no Canadá, Stacey Cahill e Katija Morley. A equipe explorou como os tópicos sobre alimentos e agricultura orgânica foram discutidos em cinco jornais da América do Norte. Usando análises técnicas dos conteúdos, os 618 artigos coletados foram analisados por tópico, tom e tema com relação à segurança alimentar, preocupações ambientais e saúde humana.

Os tópicos proeminentes dos artigos foram engenharia genética, pesticidas e produção rural orgânica, disse Powell. A análise descobriu que 41,4% dos artigos tinham um tom neutro sobre a agricultura e os alimentos orgânicos, 36,9% tinham um tom positivo, 15,5% foram mistos e 6,1% foram negativos, disse Powell.

“Concluímos que os artigos sobre produção orgânica no período de tempo selecionado raramente eram negativos. A agricultura orgânica foi com frequência retratada na mídia como uma alternativa às práticas modernas de agricultura, supostamente inseguras e prejudiciais ao meio-ambiente. Isso significa que os orgânicos foram definidos pelo que eles não são, ao invés de pelo que eles são”.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) tem repetidamente afirmado que o padrão orgânico é uma verificação de métodos de produção e não uma declaração de segurança alimentar. “A segurança alimentar foi o menos importante na discussão da mídia sobre agricultura orgânica. A descoberta de que 50% das afirmações nos artigos relacionadas à segurança alimentar foram positivas no caso da agricultura orgânica, enquanto 81% das afirmações de saúde e 90% das afirmações relacionadas ao meio-ambiente foram positivas para os alimentos orgânicos, indica uma imprensa não crítica”.

As análises de artigos durante um tempo permitem um entendimento das reportagens de mídia sobre o assunto e fornecem uma visão sobre a forma que o público é influenciado por coberturas de noticias sobre agricultura e alimentos orgânicos, disse Powell.

A reportagem é do Feedstuffsfoodlink.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. MARCOS V. LENZI disse:

    Se fosse uma universidade brasileira ou mesmo a embrapa seria acusada de estar beneficiando o agro negocio , mais uma bandeira das ongs cai por terra,e pra aqueles que só sabem falar mal dos grandes produtores ai esta a resposta apenas 6.1 foram negativos, isso é a ciência a favor da verdade e contra a demagogia …..