Síntese agropecuária BM&F – 31/08/2006
31 de agosto de 2006
BM&F: boi para novembro fecha em R$ 60,62/@
4 de setembro de 2006

Minerthal: doenças em bezerros neonatos

A criação de animais jovens é uma das fases mais sensíveis de qualquer sistema de produção. Os cuidados no manejo e os investimentos garantem a qualidade dos futuros animais e a produtividade do rebanho.

A criação de animais jovens é uma das fases mais sensíveis de qualquer sistema de produção. Os cuidados no manejo e os investimentos garantem a qualidade dos futuros animais e a produtividade do rebanho.

A saúde dos neonatos depende também da nutrição e da imunidade adquirida com o consumo adequado de colostro. Nas primeiras semanas após o nascimento, o bezerro corre maior risco de vida, pois tem que vencer as hostilidades do meio ambiente.

Das doenças que podem ocorrer com os bezerros a de maior freqüência é a diarréia infecciosa, responsável por 42,60% de todos os problemas. Diarréia em neonatos é a principal causa pela perda de bezerros novos. O tratamento pode ser difícil por ser raro diagnosticar a causa com precisão e rapidez.

Coccidiose

Há várias espécies de coccídias do gênero Elimeria sp que causam a doença. O principal sintoma é a diarréia sanguinolenta e atinge os bezerros na faixa etária de três semanas a seis meses. O animal esforça-se para defecar, mas expele apenas pequena quantidade de fezes, geralmente com sangue. Em casos severos a morte pode ocorrer em dois ou três dias. O tratamento é feito com quimioterápicos. A melhor forma de prevenir a doença é evitar a lotação excessiva de animais.

Colibacilose

Responsável por cerca de 90% das perdas de bezerros a Colibacilose (diarréia branca ou curso branco) ocorre durante a primeira semana de vida. Causada pela Escherichia coli, provoca inflamação grave dos tecidos intestinais, acompanhada de diarréia; e na forma mais agressiva, toxinas e bactérias atacam a corrente circulatória, aumentando a taxa de mortalidade. É importante isolar os doentes para evitar a contaminação de outros animais.

Um bom consumo de colostro pelo neonato é a principal e mais eficiente medida preventiva. O período entre o nascimento e a primeira ingestão exige cuidado, pois o colostro deve chegar ao intestino antes das bactérias infectantes.

Salmonelose

Causada pela Salmonella enteritidis, apresenta os seguintes sintomas: septicemia, diarréia e às vezes pneumonia, com mortes freqüentes. Atinge bezerros na faixa etária de uma a quatro semanas. O uso de antibióticos de largo espectro é muito eficiente no tratamento tanto na Salmonelose como na Colibacilose.

Viroses

Várias viroses atingem os bezerros recém-nascidos, porém o vírus da diarréia dos bezerros é o Rotavírus. O animal doente apresenta-se deprimido, com falta de apetite e diarréia líquida (não aquosa).

As bactérias agravam os casos de viroses, uma vez que os vírus reduzem a absorção intestinal, havendo mais leite não digerido no intestino, o que favorece a proliferação bacteriana. As bactérias penetram na corrente sanguínea provocando septicemia. A desidratação é rápida, causando a morte entre 12 a 24 horas após o início da diarréia.

Tratamento

A primeira providência ao cuidar das diarréias agudas é combater a desidratação e a acidose. A E. Coli e a Salmonella sp estão comumente envolvidas nas diarréias infecciosas. É necessário o emprego de antibióticos de largo espectro como rotina de tratamento.

O Quinothal Gel da Minerthal é um quimioterápico que contém na sua formulação a Enrofloxacina, potente agente antimicrobiano de amplo espectro (ação bactericida contra bactérias Grasm-positivas e Gram-negativas). A administração é por via oral, sobre a língua dos animais. Deve-se utilizar a graduação da seringa de acordo com o peso do animal, na dose de 1g para cada 10 Kg de peso, a cada 24 horas. O tratamento deve ser repetido pelo menos até 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.

O tratamento com Quinothal Gel é prático e eficiente, pois sua aplicação permite que a Enrofloxacina atinja concentrações séricas elevadas rapidamente e por tempo suficiente para a proteção adequada dos bezerros.

Fonte: Assessoria de imprensa da Minerthal

Os comentários estão encerrados.