A Minerva S.A. informou em comunicado ao mercado que celebrou hoje um memorando de entendimentos para a aquisição de 100% das ações do frigorífico Red Carnica S.A.S e 100% das ações de Red Industrial Colombiana S.A.S. (que juntos formam o Frigorífico Red Carnica), por US$ 30 milhões. Os frigoríficos estão localizados no município de Ciénaga de Oro, no departamento colombiano de Cordoba.
O investimento de aproximadamente US$ 30 milhões inclui a aquisição dos ativos, capital de giro e aportes para ampliação e modernização das instalações, informou a empresa. Segundo a Minerva, o Frigorífico Red Carnica não tem endividamento financeiro. A concretização do negócio está sujeita a diversas condições precedentes e autorizações prévias, incluindo uma due diligence e a negociação dos contratos definitivos.
O Frigorífico Red Carnica tem uma planta com capacidade para abate e desossa de 850 bovinos, localizado na região de Córdoba, que é a maior produtora de carne bovina do país.
A Minerva já tem uma subsidiária na Colômbia dedicada à operação de exportação de gado bovino vivo, desde novembro de 2010. Segundo o comunicado, a subsidiária será integrada à estrutura do frigorífico, após a conclusão da operação, para capturar sinergias e reduzir custos operacionais.
A Minerva já havia indicado a intenção de crescer na América do Sul e que a Colômbia era um alvo. Além de plantas no Brasil, a Minerva tem também unidades no Paraguai e no Uruguai.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.