O frigorífico Minerva estuda a entrada no mercado de produtos industrializados, por meio da aquisição de empresas que produzem alimentos embutidos. A idéia seria agregar valor à carne bovina in natura, para diversificar os investimentos do grupo sediado em Barretos, no interior de São Paulo.
O frigorífico Minerva estuda a entrada no mercado de produtos industrializados, por meio da aquisição de empresas que produzem alimentos embutidos. A idéia seria agregar valor à carne bovina in natura, para diversificar os investimentos do grupo sediado em Barretos, no interior de São Paulo.
Segundo o superintendente de Relacionamento com Investidor, Ronald Aitken, o Minerva já está avaliando algumas empresas com atuação regional e de administração familiar, mas com marcas já consolidadas no mercado.
A estratégia de entrar no mercado de produtos industrializados e diversificação de investimento está relacionada com a parceria feita pelo Minerva com grupo irlandês Dawn Farms, uma das maiores indústrias processadoras da Europa e com forte atuação no mercado de food service. As duas empresas formaram um joint venture em que cada uma possui uma participação de 50% da Minerva Dawn Farms e vai inaugurar na segunda quinzena de outubro uma unidade, em Barretos, com capacidade de processamento de 3 mil toneladas de proteína animal por mês.
A nova empresa deverá faturar US$ 200 milhões anuais a partir do segundo ano de atividade e atenderá o mercado de food service nacional, utilizando a tecnologia e know-how da Dawn Farms, além dos clientes já atendidos pelo grupo irlandês na Europa. “Essa é uma empresa totalmente independente do Minerva e já está estruturada para dobrar de tamanho em um ano, caso seja necessário”, afirma Aitken.
Com a entrada no mercado de produtos industrializados, o objetivo do frigorífico é manter o foco na carne bovina, diferente do que fazem alguns de seus concorrentes, mas diversificar a atuação. Até o momento, a maior parte do faturamento do Minerva se concentra na comercialização de carne bovina in natura.
Além dos investimentos em produtos industrializados, Aitken não descarta a possibilidade de novas aquisições. “Olhamos para todas as empresas e nas oportunidades que surgem. Precisamos continuar com nosso processo de diversificação geográfica, já que ainda não estamos em Estados importantes, como o Mato Grosso”, disse o executivo.
A matéria é de Alexandre Inacio, da Agência Estado, resumida e adptada pela Equipe BeefPoint