Após a Standard & Poor´s confirmar o rating "B" para o Minerva sob condição de CreditWatch negativo, refletindo a deterioração do mercado e das condições de crédito para a indústria de carne bovina no Brasil, diante a seqüência de defaults ocorrida recentemente; o que pode dificultar as condições de refinanciamento da dívida de curto prazo no final de 2009 e 2010. A Minerva S.A. emitiu um comunicado anunciando que "sua estrutura de capital forte e estratégias de gestão e de mercado estão garantindo uma confortável posição para a companhia, mesmo diante da recente instabilidade enfrentada por empresas do setor".
Após a Standard & Poor´s confirmar o rating “B” para o Minerva sob condição de CreditWatch negativo, refletindo a deterioração do mercado e das condições de crédito para a indústria de carne bovina no Brasil, diante a seqüência de defaults ocorrida recentemente; o que pode dificultar as condições de refinanciamento da dívida de curto prazo no final de 2009 e 2010.
A Minerva S.A. emitiu um comunicado anunciando que “sua estrutura de capital forte e estratégias de gestão e de mercado estão garantindo uma confortável posição para a companhia, mesmo diante da recente instabilidade enfrentada por empresas do setor”.
Segundo a companhia, o montante de caixa atual supera todos vencimentos de curto prazo, minimizando os riscos de refinanciamentos. E ressalta que uma das prioridades da empresa é a manutenção do elevado saldo de caixa – que fechou fevereiro com o valor de aproximadamente R$ 450 milhões (excluindo recursos do BNDES ainda a serem desembolsados) – e a concentração de no mínimo 80% da dívida no longo prazo.
“Além dos aspectos financeiros, a própria estratégia de atuação e de conquista de mercados tem garantido a segurança do Minerva. No que tange sua estratégia comercial, um dos principais diferenciais é a diversificação de países de atuação e a segmentação, sempre focando em clientes sólidos com histórico positivo de performance, inclusive de pagamento”, informa o comunicado.
O Minerva ressalta como um ponto forte das suas operações, “a diversificação geográfica de localização de suas plantas e de alcance do seu sistema pulverizado de distribuição no pequeno e médio varejo com aproximadamente 18 mil pontos de vendas. A empresa também mantém uma política conservadora de expansões e aquisições, priorizando um crescimento moderado, porém sólido e seguro, e evitando expansões aceleradas que exponham a companhia a riscos e perdas”.
“Reflexo desses diferenciais estruturais e estratégicos, o Minerva não observou diminuição de margens neste início de 2009, e prevê um aumento de produção em março de aproximadamente 20% com relação a fevereiro, atingindo 75% de utilização da capacidade instalada. Os volumes de exportação também já começaram a reagir em fevereiro, reflexo da penetração nos mercados robustos do Oriente Médio e Norte da África. A participação do Minerva nas exportações brasileiras de carne in natura atingiu 16,4% no 4T08, contra 11,0% no 3T08″.
As informações são da Minerva S.A., resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Talvez todos acreditassem nos administradores do grupo Independencia, se afirmassem que tudo estava bem com as finanças da empresa, a dois meses atrás.
Talvez todos acreditem nas justificativas do Grupo Minerva agora, e quem deve estar errado é a Standart & Poor´s. Infelizmente resta a nós produtores rezar e acreditar que tudo não passa de uma ´marolinha´.
se os frigorificos fossem obrigados a trabalhar com o proprio capital, como todos nos, o prazo seria reduzido de 30 dias para quem sabe a vista, ai sim de modo justo, nosso risco seria bem menor ao vender nosso suado capital.mas eles trabalham com nosso capital e ainda nos dao um papel que nao garante nada para quem vende, fica muito facil, comprar nosso gado, entregar um papel, e dai 30 dias saberemos se vamos receber ou nao.
A marolinha à qual o “xerife” se referia deve ser esta onda que arrasa o mercado rondoniense de carnes… independência, margen(este retomou atividades com 1/3 dos funcionários e abatendo menos de 500/dia). mas tem gente se queixando que não recebeu. Não é meu caso, mas podia ser.
temos que ficar espertos Sr. Alexandre, vai que a satndart& poor´s está mesmo errada e eles estejam nadando de braçada pra contrariar a onda de falências e outras desgraças economicas.