Em fato relevante divulgado, o Minerva informa que, “ em conjunto com seus auditores e consultores, está realizando análise detalhada dos pontos abordados pela CVM a fim de determinar a adoção das providências que entenda cabíveis”.
O frigorífico Minerva informou em 26/fev que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pediu a republicação dos balanço anual de 2011 e das demonstrações financeiras trimestrais de 2012. A autarquia julgou que a contabilização de debêntures obrigatoriamente conversíveis em ações emitidas pela companhia em junho de 2011 foi feita de maneira equivocada.
Em fato relevante divulgado no mesmo dia, o Minerva informa que, “ em conjunto com seus auditores e consultores, está realizando análise detalhada dos pontos abordados pela CVM a fim de determinar a adoção das providências que entenda cabíveis”. Caso acate a decisão da autarquia, nada muda no lucro dos períodos. Nesse tipo de emissão, não há o pagamento do principal, que será feito obrigatoriamente por meio de conversão das debêntures em ações.
Em outubro, o órgão regulador já havia exigido a republicação dos balanços da concorrente Marfrig pelo mesmo motivo. Caso semelhante ocorreu com a Energisa, que também teve que republicar balanços. A CVM entendeu que as notas perpétuas com opção de diferimento de juros (outros instrumento híbrido) emitidas pela empresa de energia elétrica no início do ano passado não deveriam ficar no patrimônio, mas sim no passivo.
Fonte: jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.