O ministro Miguel Rossetto assinou, na manhã do sábado (13), em Porto Alegre (RS) um acordo de cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Associação Brasileira de Hereford e Bradford (ABHB), representada pela sua presidente, Greice Martins.
A iniciativa está inserida no Programa Pecuária Familiar, lançado em outubro. Para Rossetto, esta assinatura está revestida de muito significado, pois cria as condições para que o conhecimento chegue até os produtores. “Para o governo Lula, é prioridade garantir o acesso ao conhecimento e democratizar as informações, uma vez que isso é requisito para o desenvolvimento tanto do campo quanto da cidade”.
Pelo acordo, o ministério e a ABHB direcionam esforços nas áreas de melhoramento genético, assistência técnica, capacitação, rastreabilidade, controle zootécnico e viabilidade de abate nas regiões. A ABHB responsabiliza-se por viabilizar o fornecimento de material genético a preço diferenciado ou doado.
Rossetto destaca que o melhoramento genético é um dos pontos principais no desenvolvimento da pecuária familiar, o que deve estar associado a outros fatores como manejo e pastagem adequada. No RS, há cerca de 50 mil propriedades de pecuária familiar.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint