EUA: programas de certificação garantem a qualidade dos alimentos
17 de abril de 2002
NCBA e McDonald’s unem forças para aumentar valor de derivados de carne bovina
19 de abril de 2002

Ministério da Agricultura da Irlanda pede apoio ao programa de garantia de qualidade para carne bovina

O ministro da Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento Rural da Irlanda, Joe Walsh, está lutando contra aqueles que estão apresentando resistência à implementação do Programa Nacional de Garantia de Qualidade da Carne Bovina. “Esse programa foi designado para auxiliar as vendas da carne bovina irlandesa, através da implementação de padrões rigorosos em toda a cadeia de produção. Ele fornece uma garantia adicional aos consumidores da carne irlandesa, além de uma vantagem competitiva aos exportadores de carne do país no cada vez mais exigente mercado consumidor da Europa”, disse Walsh.

Walsh disse que a intenção era que, no início, a indústria de carnes tivesse que arcar com alguns pequenos custos de implementação do programa, sendo que, ao final, a inspeção do governo seria feita, com testes anuais. O ministro irlandês disse que não acreditava que qualquer membro representante deste setor iria resistir ao pagamento dos custos mínimos de inspeção, especialmente considerando a grande quantia de dinheiro dos impostos gasta, nos últimos anos, para apoiar o mercado de carne bovina.

“Cerca de US$ 38,16 milhões foram investidos por aqueles que pagam impostos no desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade, que servirá de base ao Programa de Garantia de Qualidade da Carne Bovina. Além disso, cerca de US$ 221,87 milhões, também oriundos dos impostos, foram gastos, no ano passado, em apoio direto ao mercado de carnes”, ressaltou.

Segundo Walsh, a Irlanda produz cerca de 500 mil toneladas de carne bovina por ano, e um retorno melhor aos produtores somente poderá ser obtido se esses produtos puderem ser vendidos nos segmentos de mercado de alto valor, especialmente no Reino Unido e na Europa Continental. “Para fazer isso, os produtos precisam manter o alto nível de aceitação dos consumidores e a confiança, particularmente em um período em que o setor está se recuperando de sérias dificuldades. Nós somos o primeiro país da Europa a ter um programa de garantia de qualidade para a carne bovina estabelecido por lei, e o atraso em sua implementação faz com que não haja melhores retornos. Afinal de contas, este programa será feito em benefício dos produtores”.

O ministro disse que espera que todos os produtores de carne do país façam a inspeção o mais rápido possível, para que as carnes bovinas irlandesas possam capitalizar a recuperação do mercado.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.