O ministro da Agricultura do Canadá, Andy Mitchell, recentemente se reuniu com a secretária da Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Ann Veneman, em Nova York, para tentar colocar um fim na questão da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). A discussão foi voltada principalmente no contínuo fechamento da fronteira dos EUA ao produto canadense.
“Nós tivemos uma discussão criteriosa sobre EEB, durante a qual eu destaquei a situação cada vez mais urgente da indústria de carne bovina do Canadá e enfatizei como o contínuo fechamento da fronteira dos EUA está afetando a indústria norte-americana como um todo”, disse Mitchell. “Nós também discutimos uma série de assuntos relacionados a uma melhor integração do mercado de agricultura e alimentos agrícolas da América do Norte”.
“Eu mostrei que o fechamento da fronteira está colocando a indústria pecuária do Canadá em risco e que isso resultará em um reposicionamento com redução da confiança nas exportações de bovinos vivos. Eu também mencionei que o Governo do Canadá está atualmente examinando as soluções canadenses”.
Mitchell também tem se reunido extensivamente com produtores e demais interassados do setor em todo o país. “É crítico que tanto o governo federal, como os governos das províncias, bem como os produtores e interessados, continuem trabalhando juntos para resolver os desafios que estamos enfrentando devido ao fechamento da fronteira. O governo do Canadá entende as pressões da indústria e nós estamos trabalhando para resolver isso”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint